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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Lean manufacturing em empresas de serviços : conceitos do lean service
Other Titles: Lean manufacturing in service companies: lean service concepts
Authors: Martha, Taissa Helena Figueira
Santos, Viviane Cristine de Carvalho
Abstract: Resumo: O Lean Manufacturing, sistema aplicado em empresas manufatureiras com o decorrer dos anos e das diversas mudanças no mercado foi se desenvolvendo e se adaptando a outros ramos, um deles foi o setor de serviços, dando inicio à criação do Lean Service. Com o aumento da competitividade e da grande exigência na qualidade em relação ao cliente, o Lean Service tem sido muito positivo para as empresas prestadoras de serviços, onde o princípio Lean é conservado e aplicado de maneira satisfatória, com práticas de produção enxuta, se adaptando ao setor implantado. O objetivo deste trabalho é mostrar como a aplicação do sistema Lean Service em três diferentes setores de serviços geram resultados significativos para a empresa. Os métodos utilizados foram pesquisa bibliográfica, documental, e uma análise comparativa da aplicação em três diferentes setores. Os resultados obtidos demonstram que todos os setores em que foi aplicado o sistema, houve mudanças positivas e significativas. Concluiu-se também que com as mudanças, houve redução de desperdícios e do tempo na realização das atividades, assim como o aumento na qualidade de atendimento ao cliente, mantendo as empresas em nível competitivo no mercado.
Abstract: Lean Manufacturing is a system applied in manufacturing companies. Over the years and various changes in the market the method was developing and adapting to other branches, one of them was the services sector, starting the creation of the Lean Service. Lean Service has been very positive for service companies, where the Lean principle is conserved and applied in a satisfactory way, with lean manufacturing practices, adapting to the implanted sector. The objective of this work is to show how the application of the Lean Service system in three different service sectors generate significant results for the company. The methods used were bibliographic, documentary research, and a comparative analysis of the application in three different sectors. The results show that all sectors in which the system was applied, there were positive and significant changes. It was also concluded that with the changes, there was reduction of waste and the time in the accomplishment of the activities, as well as the increase in the quality of customer service, keeping the companies at competitive level in the market.
Keywords: Produção enxuta
Pesquisa bibliográfica
Análise comparativa
Redução de desperdícios
Qualidade no atendimento
Competividade
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5451
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Engenharia de Produção Mecânica - Trabalhos de Graduação

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