Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5453
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: A metodologia Seis Sigma aplicada no processo de redução de problemas de porosidade em componente de sistema Powertrain
Other Titles: The Six Sigma methodology applied in the process of reducing porosity problems in a Powertrain system component
Authors: Lima,Thaís Coelho Pereira
Abstract: Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa embasada em um estudo de caso único, desenvolvido em uma empresa de fundição de caixas de câmbio para automóveis. Esta empresa utiliza a Metodologia Seis Sigma para melhorar os processos em alguns de seus setores, a fim de padronizar seus procedimentos para reduzir problemas de qualidade e as variabilidades, identificadas como causas-raiz dos referidos problemas. Constatou-se que a metodologia foi capaz de orientar e direcionar as equipes responsáveis pelos projetos para que atingissem as metas estipuladas. Ainda foi possível identificar que a abrangência do Seis Sigma permite ganhos em finanças, em tempo e em qualidade de serviço. Pode-se concluir que, em particular, a utilização de ferramentas de qualidade na área automobilística vem desempenhando um papel fundamental para a resolução de problemas, dentre as mais variadas fontes, restando claro que as organizações devem fazer investimentos para serem aplicadas ferramentas como o Seis Sigma, visto que a dimensão dos benefícios conseguem estender-se pelas mais diversas áreas, permitindo a resolução de qualquer problema e a melhoria da qualidade e da produtividade de produtos, processos ou serviços oferecidos pela organização e suas subsidiárias.
Abstract: With a research based on a single case study, developed in a foundry company of gearboxes for automobiles. This company uses the Six Sigma Methodology to improve processes in some of its sectors, in order to standardize the procedures to reduce quality problems and the variability identified as root causes of these problems. It was verified that the methodology was able to guide and direct the teams responsible for the projects to reach the stipulated goals. Likewise, it was possible to identify that the scope of Six Sigma allows gains in finances, time and quality of service. Can be concluded that, in particular, the use of quality tools in the automotive area has been playing a key role in solving problems. Among the mostvaried sources, it is clear that organizations must make investments to apply tools such as Six Sigma, since the size of the benefits can extend across the most diverse areas. Allowing the resolution of any problem and improving the quality and productivity of products, processes or services offered by the organization and your subsidiaries.
Keywords: Mercado consumidor
Varejo de automóveis
Câmbio
Conforto veicular
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5453
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Engenharia de Produção Mecânica - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Thais Coelho P. Lima.pdf763.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.