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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5457
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.author | Quarantani, Ana Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-21T16:35:42Z | - |
dc.date.available | 2022-03-21T16:35:42Z | - |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5457 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O tema desta pesquisa é o trabalho com gêneros discursivos com enfoque no desenvolvimento da leitura e produção escrita, especificamente a leitura e produção de crítica de games por alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública municipal na Zona Leste da cidade de São Paulo. A indústria de games no Brasil é uma das mais promissoras, com arrecadação de U$ 1,28 bilhão somente em 2014 (segundo dados da empresa Newzoo). No entanto, a crítica dos jogos eletrônicos não tem recebido a devida atenção dos meios de comunicação e nos estudos linguísticos sobre gêneros discursivos. Essa lacuna tem consequências diretas na sala de aula, já que o professor não dispõe de material de apoio suficiente para introduzir o tema aos alunos, apesar de esse ser um gênero com muito potencial para o trabalho com habilidades linguísticas diversas. A partir do exposto, estabeleceu-se como objetivo geral desta pesquisa contribuir para o desenvolvimento da capacidade leitora e escritora de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II. Especificamente, visou-se: caracterizar o gênero discursivo crítica de games; elaborar sequências de atividades que contemplem a leitura e escrita do gênero; desenvolver uma pesquisa-ação com enfoque na leitura e produção escrita de críticas de games em uma sala de aula de 7° ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública municipal da Zona Leste da cidade de São Paulo. Esta pesquisa fundamentou-se em pressupostos teóricos sobre gêneros discursivos, sequências didáticas e habilidades de leitura e de produção escrita. Metodologicamente, dividiu-se em duas etapas. A primeira, qualitativa, referiu-se à caracterização da crítica de games a partir de um corpus de 20 críticas coletadas dos sites Omelete, Uol Entretê, Plano Crítico e IGNBR e à elaboração de sequências de atividades para leitura e produção de crítica de games. A segunda etapa consistiu em uma pesquisa-ação em uma sala de 7º ano do Ensino Fundamental, nos meses de agosto e outubro de 2016. Como resultados foram determinadas as características da crítica de games em suas dimensões sociocomunicativas, estilísticas e composicionais verbais e não verbais; desenvolveu-se uma sequência de atividades para o trabalho didático com leitura e produção escrita do gênero; observou-se uma melhor postura crítica dos alunos a respeito dos textos lidos ao longo da pesquisa e a efetiva produção de 17 críticas que foram organizadas e publicadas em um livro doado aos estudantes. Além dos resultados imediatos para sala de aula participante, produziu-se uma reflexão teórica que pode ser útil a profissionais de comunicação que se interessarem pelo assunto e que contribuiu para o conjunto de conhecimentos sobre gêneros discursivos produzido pelos estudos linguísticos contemporâneos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The aim of this research is to work with discursive genres focusing on the development of reading and written production, specifically the reading and production of critical games by students of the 7th grade of Elementary School II, of a municipal public school in the East Zone of the city of Sao Paulo. The Game Industry in Brazil is one of the most promising with revenues of US $ 1.28 billion only in 2014 (according to Newzoo data). However, the criticism of electronic games has not received due attention from the mass media, neither in the linguistic studies on discursive genres. This omission has direct consequences in the classroom, since the teacher does not have enough support material to introduce the subject to the students, in spite of the fact that this is a genre with a lot of potential when it comes to work with different language skillls. From the foregoing, It was established that the general objective of this research is to contribute to reading and writing capacity of 7th grade students. Specifically, it aimed to: characterize the critical discursive genre of games; elaborate activities' sequences that contemplate the reading and writing of the genre; develope an action research focused on the reading and written production of game criticism in a 7th grade classroom of Elementary School II, from a municipal public school in the East Zone of the city of São Paulo. This research was based on theoretical assumptions about discursive genres, didactic sequences and reading and writing skills. Methodologically, it was divided into two stages. The first, qualitative, referred to the characterization of game criticism from a corpus of 20 critics collected from the sites Omelete, Uol Entretê, Plano Crítico and IGNBR, and to the elaboration of activities' sequences for reading and criticism of games. The second stage consisted of an action research in a room of 7th year of Elementary School, in the months of August and October of 2016. As results were determined the characteristics of game criticism in its sociocommunicative, stylistic and compositional verbal and nonverbal dimensions; an activity's sequence was developed for didactic work with reading and written production of the genre; the reading and writing skills of the students participating in the research were broadened and the production of 17 reviews organized in a book and given to the students. In addition to the immediate results for the participating classroom, a theoretical reflection was made that may be useful to communication professionals interested in the subject and that contributed to the set of knowledge about discursive genres produced by contemporary linguistic studies. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-21T16:35:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Ana Paula Quarantani.pdf: 9148388 bytes, checksum: 0e490c100b5f0e445c1a2899a534a280 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (121 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Produção escrita | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.title | Crítica de Games : da caracterização do gênero à leitura e produção em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Puzzo, Miriam Bauab | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
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