Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5461
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Desenvolvimento de competências para o letramento digital : um estudo no âmbito de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio
Authors: Costa, Andreia Alice Rodrigues da
Abstract: Resumo: Atuar no ciberespaço requer novas competências, necessárias ao efetivo domínio e uso das tecnologias digitais, e envolve saber aplicar novos conhecimentos em diversas situações e contextos. Tendo em vista o impacto que as tecnologias digitais provocam no cotidiano das pessoas, em todas as esferas sociais, é importante que a escola inclua letramentos que permitam, ao estudante, desenvolver competências para atuar com autonomia em ambientes digitais. Assim, este estudo tem como objetivo geral verificar se as escolas dos IFET contemplam, em suas propostas pedagógicas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, conteúdos programáticos voltados ao desenvolvimento das competências necessárias ao letramento digital dos estudantes. A pesquisa fundamenta-se em pressupostos teóricos sobre tecnologias digitais na contemporaneidade e de sua importância no contexto da escola, bem como quanto às noções de letramentos e de competências em ambiente digital como premissas para uma proposta pedagógica curricular que contemple o letramento digital. Quanto à natureza metodológica da pesquisa, empregou-se uma abordagem qualitativa do tipo documental, com a utilização da técnica de análise de conteúdo. Para tal, tomaram-se, como unidades de análise, os temas relacionados às práticas de letramento digital, constantes dos planos de ensino dos projetos pedagógicos dos cursos selecionados. O trabalho de campo foi estruturado em duas etapas: a primeira consistiu do levantamento do corpus, qual seja selecionar os cursos e seus respectivos projetos pedagógicos, de diferentes campi; a segunda etapa concentrou-se na análise dos planos de ensino dos componentes curriculares de cada projeto pedagógico selecionado, tendo sido usados, como parâmetro de análise, as competências infocomunicacionais constantes na síntese elaborada pelo estudo de Borges (2011). Quanto aos resultados, em relação às competências identificadas no conteúdo programático nos planos de ensino dos componentes curriculares, as competências operacionais mostraram-se mais recorrentes, seguidas das competências informacionais, ao passo que as competências comunicacionais se apresentaram menos presentes. Os dados obtidos permitem concluir que pouco se tem trabalhado, nos cursos pesquisados, com conteúdos programáticos que objetivam o letramento digital do estudante.
Abstract: Act in cyberspace requires new skills, necessary for the effective domain and use of digital technologies, and involves applying new knowledge in different situations and contexts. In view of the impact that digital technologies are causing the daily life of the people, in all social spheres, it is important that the school include letramentos which allow students to develop skills to act with autonomy in digital environments. Thus, this study aims general check if schools of the IFET contemplate in their pedagogical proposals of technical courses integrated into the middle school, content focused on the development of the skills necessary for the digital literacy of students. This research is based on theoretical assumptions about digital technologies in the contemporaneity and its importance in the context of the school, as well as the concepts of letramentos and skills in the digital environment as premises for a pedagogical proposal which takes into account the digital literacy. As to the nature of the survey, we used a qualitative approach to documentary type, with the use of the technique of content analysis. To do this, they took, as units of analysis, the issues related to the practices of digital literacy, contained in the teaching plans of pedagogical projects of the selected courses. The survey was structured in two stages, the first consists of removal of the corpus, which is select the courses and their pedagogical projects, from different campuses, while the second step focuses on the analysis of the teaching plans of curricular components of each project selected, having been used as a parameter for analysis, the infocommunication competences listed in the summary prepared by the study of Borges (2011). As for the results, in relation to the competencies identified in the syllabus in teaching plans of curricular components, the operational powers were more applicants, followed by informational competences, while the powers communicational were less present. The data obtained allow us to conclude that little has worked, in the courses studied, with content aimed at the digital literacy of the student.
Keywords: Letramento digital
Tecnologias digitais
Ensino Médio Integrado
Educação profissional
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5461
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao MLA Andreia Alice Rodrigues da Costa.pdf723.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.