Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5463
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Os gêneros tira e conto de enigma como instrumentos didáticos no desenvolvimento de habilidades de leitura de alunos do 6º ano do ensino fundamental
Authors: Santos, Camilla Souza Ferreira dos
Abstract: RESUMO: O tema desta pesquisa é a leitura, delimitado com relação à leitura dos gêneros discursivos conto de enigma e tira. Avaliações externas de leitura, como o Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro - SAERJ (RIO DE JANEIRO, 2010) e a Prova Brasil (BRASIL, 2008), mostram que os alunos do Ensino Fundamental ainda não atingiram níveis satisfatórios de compreensão leitora. A esse problema soma-se o fato de a Proposta Curricular do município onde trabalho incluir diversos gêneros discursivos, porém em sala de aula, a meu ver, não ser dada a devida atenção à formação do leitor ao longo do Ensino Fundamental. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é desenvolver um trabalho que amplie as habilidades de leitura dos gêneros conto de enigma e tiras, com três turmas do 6ª ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior do estado do Rio de Janeiro, buscando contemplar ainda as exigências das Provas Brasil e SAERJ. Especificamente objetiva-se: 1) comparar a Matriz de Referência da Prova SAERJ com a Matriz da Prova Brasil e relacionar com essas Matrizes as expectativas de leitura da Proposta Curricular do Município de Resende-RJ para os gêneros tira e conto; 2) desenvolver atividades de leitura dos gêneros discursivos tira e conto com os alunos, a partir de sequências didáticas e atividades desenvolvidas pelo Projeto Observatório/Unitau. A pesquisa se baseia nos pressupostos teóricos do conceito bakhtiniano de gênero discursivo, na concepção sociocognitiva de leitura e no conceito de sequência didática. Os métodos utilizados para sua realização foram: análise qualitativa da Matriz de Referência do SAERJ para Língua Portuguesa e comparação com a Matriz de Referência da Prova Brasil e com as expectativas da Proposta Curricular do Município de Resende-RJ para a leitura de tiras e contos, com base na fundamentação teórica; e pesquisa-ação realizada em sala de aula, em 2015, com alunos do 6º ano, para o desenvolvimento de habilidades de leitura dos gêneros tira e conto de enigma. Como resultados foi possível constatar que as atividades com tiras ampliaram as habilidades de leituras dos alunos. Os exercícios de verificação revelam um avanço ao final da pesquisa se comparados às atividades do início. Ainda assim, registra-se a necessidade de mais atividades que possibilitem a melhora do aluno quanto à inferência e à ampliação de vocabulário. Sobre o gênero discursivo conto de enigma, a intervenção pedagógica foi extremamente necessária para o bom resultado observado. Os alunos melhoram habilidades como localizar informação explícita no texto, inferir o sentido de uma palavra e também identificar o tema de um texto. Essa pesquisa proporcionou aos alunos, ainda, refletirem sobre a qualidade do texto e apresentarem uma opinião, como leitores de uma obra, no que se refere à qualidade da história e à forma como o autor trata as informações, considerando sempre as características do gênero. Conclui-se que esta pesquisa-ação contribuiu para ampliar as habilidades de leitura dos alunos e que trabalhos didáticos dessa natureza devem ser frequentes no ensino de língua portuguesa.
ABSTRACT: This research is based on Reading, which draws a fine line toward speech genres on reading skills within enigmatic story and cartoons. Overlooking readings' assessments such as Sistema de Avaliaçao do Estado do Rio de Janeiro - SAERJ (RIO DE JANEIRO, 2010) and Prova Brasil (Brasil, 2008) has shown that students from Ensino Fundamental still do not have satisfactory levels of reading comprehension. This issue has been taken from the Curriculum Proposal where can be seen in works including different types of Speech Genres. However, during the classes I could observe that it has not taken into consideration working with the Readers' background through their development toward the Ensino Medio. Thus, the aims to develop this research is broaden the Speech genres on reading skill of enigmatic story and cartoons - with three classes of 6th grade from Ensino Fundamental in a public school from a countryside city in Rio de Janeiro State, in addition to complement the requirement from Prova Brasil and SAERJ. The objectives will especially claim - 1) compare the based on SAERJ's assessments reference within Prova Brasil exam and correlate between these two based references from the Curriculum Proposal from Resende -RJ city toward the speech genres - story and cartoons; 2) develop reading activities based on speech genres - story and cartons with students from learning practices and activities developed by Projeto Observatório/ Unitau. The research is based on theoretical assumption from Bakhtin's theories of Speech Genres in the socio-cognitive theories from reading and learning practices. The methodology has used the concepts of qualitative analysis from SAERJ reference based on Lingua Portuguesa and comparing toward Prova Brasil's reference from the Curriculum Proposal from Resende-RJ city on reading skills of speech genres - story and cartoons based on theoretical studies and research practices during the classes in 2015 with 6th grade students to develop the speech genres on reading skills - enigmatic story and cartoons. As a result, it was possible to confirm that the activities with cartoons widely increased the students' reading skill. In addition to, the Competency checklist showed the considerable advance in the end of the research, comparing with the beginning of the activities. Nevertheless, it is necessary to identify that the activities have improved the student awareness and broaden the students' vocabulary. Moreover, the use of speech genres - enigmatic story during the learning practices was a huge component for the good result obtained. The students overcome their abilities to find out the information exploited in the text, understanding the meaning from a word to identify the main subject from the text. This research still contributed to the students' reflection about the text essence and express their point of view as readers and how the author attributed the main information about story and the speech genres' characteristics in the text. To conclude this research based on research action contributes to broaden the students' reading skills in learning action, which ought to be regular in Portuguese language teaching.
Keywords: Gêneros discursivos
História em quadrinhos
Contos
Enigma
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5463
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao MLA Camilla Souza Ferreira dos Santos.pdf2.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.