Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5468
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Daniela Teixeira Leite dapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-21T21:07:57Z-
dc.date.available2022-03-21T21:07:57Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5468-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria do Carmo Souza de Almeidapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2017pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como foco o trabalho de leitura dos textos multimodais, especialmente, a leitura do não verbal, no ensino aprendizagem de Língua Portuguesa, com relação à formação leitora dos textos com múltiplas linguagens,nos Cadernos de Língua Portuguesa, vol 1 e 2, do 9º ano do Ensino Fundamental II. O material, elaborado pela Secretaria Estadual de Educação do estado de São Paulo, é destinado a estudantes da rede pública de ensino. O nosso objetivo é compreender em que medida as atividades propostas no Caderno colaboram para o desenvolvimento das práticas leitoras por meio dos textos multimodais. Para atingir esse objetivo, selecionamos atividades que envolvem as diversas modalidades da linguagem, nos cadernos do 9º ano, e fizemos a análise de textos multimodais, considerando as formas de composição, a linguagem verbal e visual e efeitos de sentido dos textos selecionados para o trabalho. O problema que motivou essa pesquisa foi verificar que, embora haja a necessidade da escola contemporânea desenvolver práticas de letramento que abordem os textos multimodais, tais como charges, propagandas, fotojornalismoe outros, na realidade esses textos ainda são pouco explorados pelos materiais didáticos e/ou abordados superficialmente, muitas vezes como suporte para o trabalho com a linguagem verbal. Nesse sentido, essa pesquisa se justifica na medida em que discute a posição das diversas modalidades da linguagem no Caderno do aluno, em atividades específicas de leitura, e o papel dos novos letramentos no ensino de língua portuguesa. Esta pesquisa tem caráter analítico e bibliográfico. Utilizamos, com referencial teórico, principalmente, a perspectiva bakhtiniana. A análise dos dados revelou que os cadernos desenvolvem razoavelmente os trabalhos com as multimodalidades abrangendo uma leitura superficial, contribuindo pouco à formação para o letramento visual.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work focuses on the work of reading the multimodal texts, especially, the nonverbal reading, in the teaching of Portuguese Language, in relation to the reading comprehension of the texts with multiple langueges, in the Portuguese Language Book, vol 1 e 2, of the 9th year of Elementary School II. The material, prepared by the State Departament of Education of São Paulo, is intended for students of the public school system. Our objective is to understand the extent to which the activities proposed in the Notebook contribute to the development of reading practices through multimodal texts. To achieve this goal, we have selected activities that envolve the different modalities of language, in the 9th year books, and analyzed multimodal texts, considering the forms of composition, verbal and visual language, and meaning effects of the texts selected for the work. The problem that motivated this research was to verify that although there is a need for contemporary school to develop literacy practices that adress multimodal texts, such as cartoons, advertisements, photojournalism and others, in fact these texts are still litlle explored by didactic materials and/or superficially approached, often as a support for working with verbal language. In this sense, this research is justified insofar as it discusses the position of the various modalities of language in the student's notebook, in specific reading activities, and the role of the new literacies in the teaching of Portuguese Language. This research is analytical and bibliographical. We use, with theoretical reference, mainly, the bakhtinian perspective. The analysis of the data revealed that the workbooks reasonably develop the works with multimodalities covering a superficial reading, contributing little to the formation for the visual literacy.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-21T21:07:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Daniela Teixeira Leite da Silva.pdf: 1271535 bytes, checksum: c993733dc195b76f06310af6f459968f (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (87 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectCaderno de atividadept_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleTextos multimodais nos cadernos de língua portuguesa da rede pública do Estado de São Paulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherPuzzo, Miriam Bauabpt_BR
dc.contributor.otherGurpilhares, Marlene Silva Sardinhapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao MLA Daniela Teixeira Leite da Silva.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.