Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5500
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Carlos Alberto de, 1945-pt_BR
dc.contributor.authorMagagnin, Leila Moreira Corrapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T22:50:48Z-
dc.date.available2022-03-23T22:50:48Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5500-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2016.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O problema que motivou a pesquisa foi que uns dos desafios do professor para implementar as TIC na sala de aula é encontrar e selecionar fontes onde há recursos digitais. Esta pesquisa discutiu a plataforma online "Escola digital", no que se refere à sua caracterização como uma plataforma educacional e como um instrumento educacional adequado aos professores de Língua Portuguesa. De forma específica, foram discutidas as características essenciais de uma interface digital, ou seja, sua interatividade, usabilidade, hipertextualidade e hipermodalidade; o conceito de uma plataforma educacional; as especificações sobre a autoria e os conteúdos oferecidos de Língua Portuguesa. Para tanto, foram utilizados como fundamento os estudos sobre as características das Tecnologias de Informação e Comunicação e as concepções de linguagem, a fim de contribuir no embasamento teórico para o emprego da linguagem digital. Desta forma, foi realizada uma pesquisa sobre as características das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), sobre alguns critérios para avaliação de sites educacionais, sobre plataformas digitais educacionais e sobre indicadores de qualidade de um site e de conteúdos. Por meio do levantamento de critérios de seleção de fontes de internet para professores, os resultados obtidos permitem concluir que a plataforma online 'Escola Digital' é apenas uma interface digital que se age como um repositório de dados, não se qualificando stricto sensu ao viés educacional que seu título indica. Assim esta pesquisa pode contribuir para a formação de professores de línguas com apuração de critérios para selecionar plataformas digitais e objetos digitais de aprendizagem, a fim de utilizar as TIC.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The problem which motivated the research was that one of the challenges of the teacher to implement ICT in the classroom is to find and select sources where there are digital resources. This research discussed the online platform "Digital School", interms of its characterization as an educational platform and as an educational instrument suitable for teachers of Portuguese language. Specifically, it was discussed the essential characteristics of a digital interface, it means, its interactivity, usability, hypertextuality and hypermodality; the concept of an educational platform; the specifications on the authorship and on the offered contents of Portuguese language. To do so, there were used as a foundation the studies on the characteristics of Information and Communication Technologies and the conceptions of language, in order to contribute in the theoretical basis about the use of the digital language. In this way, a research was carried out on the characteristics of Information and Communication Technologies (ICT), on some criteria for evaluation of educational sites, on educational digital platforms and on indicators of quality of a website and its contents. By means of the research of Internet sources selection criteria for teachers, the results obtained allow us to conclude that the online platform 'Digital School' is only a digital interface that acts as a data repository, not qualifying it as stricto sensu to the educational bias which its title indicates. Thus, this research can contribute to the training of language teachers with criteria to select digital platforms and digital learning objects in order to use ICT.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-23T22:50:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Leila Moreira Corra Magagnin.pdf: 3278636 bytes, checksum: 7ba998e0351355ccce03c168e1d1caf6 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (133 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectIndicadores de qualidadept_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.titleUm estudo sobre a plataforma educacional "escola digital"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherBrito, Eliana Vianna, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherPrados, Rosália Maria Nettopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao MLA Leila Moreira Corra Magagnin.pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.