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dc.contributor.advisorOliveira, Carlos Alberto de, 1945-pt_BR
dc.contributor.authorLopes, Magda Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-24T18:55:03Z-
dc.date.available2022-03-24T18:55:03Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5509-
dc.descriptionOrientação: Profa. Carlos Alberto de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2012.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Diante da comunicação mediada pelo computador, assumir um papel fundamental na vida moderna envolvendo as tecnologias do domínio digital, como por exemplo, a ferramenta podcast, por sua forma e estrutura; por conteúdos que veicula; por ter um grande número de seguidores e por permitir fácil acesso aos usuários. Esta pesquisa objetivou estudar essa ferramenta digital, antevendo a possibilidade de seu uso e classificação em sala de aula como um recurso ao professor nas aulas de língua portuguesa. Fundamentou-se em pressupostos teóricos sobre gêneros discursivos, características da TIC, multiletramento, etimologia do podcast e do site Portal Café Brasil. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, a partir do corpus do podcast nº 494 (sob o título 'O bom propósito'), pesquisado no site Portal Café Brasil, por seu tema, forma, estrutura, conteúdo e número de seguidores. Como resultado evidenciou-se que: a) o podcast atua como uma interface, obedecendo às características necessárias para vigorar como tal no domínio digital; b) pode/deve ser estudado em sala de aula de língua portuguesa, em função das muitas formas de linguagens amalgamadas (tais como a falada - locutada, a escrita, a sonora, a imagética, a cromática, a de vídeos, além do layout e do design específicos); c) há que se atentar para a dificuldade de se classificar os gêneros discursivos que emergem da hipertextualidade inerente à ferramenta, enfatizando o cuidado necessário nesse fazer. Além dos resultados imediatos para sala de aula, produziu-se uma reflexão sobre a exigência de uma discussão aprofundada do processo de elaboração, classificação e de publicação do podcast, visando não valorar e disseminar discursos inadequados aos procedimentos educacionais, no que concerne ao ensino da língua portuguesa. Por fim, salienta-se, ser necessário um letramento digital aos docentes e discentes para a abordagem produtiva, no que tange ao manuseio de ferramentas digitais similares.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: In the face of computer-mediated communication, play a key role in modern life involving digital domain technologies, such as the podcast tool, for its shape and structure; by contents that it conveys; by having a large number of followers and by allowing easy access to users. This research aimed to study this digital tool, anticipating the possibility of its use and classification in the classroom as a resource to the teacher in Portuguese language classes. This research was based on theoretical assumptions about discursive genres, characteristics of TIC, multiletramento, etymology of the podcast and Portal Café Brasil website. Methodologically, the research is qualitative, based on the corpus of podcast no. 494 (under the title 'The good purpose'), searched on the Portal Café Brasil website, for its theme, form, structure, content and number of followers. As a result it was evidenced that: a) the podcast acts as an interface, obeying the characteristics necessary to be effective as such in the digital domain; b) can / should be studied in a Portuguese language classroom, due to the many forms of amalgamated languages (such as spoken - speaking, writing, sound, imagery, chromatic, video, and design); c) attention must be paid to the difficulty of classifying the discursive genres that emerge from the hypertextuality inherent in the tool, emphasizing the necessary care in doing so. In addition to the immediate results classroom, a reflection on the need for an in-depth discussion of the podcast's elaboration, classification and publication process was carried out, aiming at not evaluating and disseminating discourses inappropriate to educational procedures, regarding teaching of the Portuguese language. Finally, it is worth noting that digital literacy is necessary for teachers and students for the productive approach in the handling of similar digital tools.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-24T18:55:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Magda Aparecida Lopes.pdf: 5474051 bytes, checksum: 8746dd414539ef9f6f80e3036265204f (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (131f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectEnsino de línguapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHipertextualidadept_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.titlePodcast café Brasil : um estudo como subsídio ao professor de língua portuguesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherGhiraldelo, Claudete Morenopt_BR
dc.contributor.otherAlvarez, Sonia Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

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