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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Primeiras-damas presidenciais brasileiras : construção verbo-visual pela revista Veja (1990-2018)
Authors: Martins, Maria de Lourdes Castilho de Freitas Nóbrega
Abstract: Resumo: A dissertação tem como tema a construção pela mídia da imagem verbo-visual das primeiras-damas do Brasil. Como não é possível abordar todas as produções midiáticas, tem-se como delimitação a construção da imagem verbo-visual das quatro últimas primeiras-damas presidenciais brasileiras pela revista Veja. O objetivo geral é analisar como a revista constrói a imagem verbo-visual das primeiras-damas brasileiras. Os específicos são i) identificar e descrever as estratégias verbo-visuais empregadas pela revista Veja; ii) verificar as semelhanças e as diferenças entre os enunciados verbo-visuais; iii) observar e discutir as relações dialógicas entre cada capa da revista, sua reportagem interna e os textos complementares; e iv) analisar e compreender os efeitos de sentido produzidos por esses enunciados verbo-visuais, respondendo ao contexto imediato. O corpus principal da pesquisa é constituído por quatro capas da revista Veja, com suas respectivas reportagens internas principais, editadas entre 1991 e 2017, que abordam sobre as primeiras-damas presidenciais brasileiras no período compreendido entre 1990 e 2018 (Roseane Collor, Ruth Cardoso, Marisa Letícia e Marcela Temer). Compõem o corpus secundário, que auxilia a análise, outra capa e oito reportagens internas sobre as primeiras-damas em outras edições da mesma revista. O levantamento dos corpora foi realizado por meio eletrônico no acervo digital da revista Veja. A fundamentação teórica de revisão bibliográfica tem como referência alguns conceitos de Bakhtin e o Círculo, tais como dialogismo, enunciado concreto, gêneros do discurso e verbo-visualidade. Complementam o estudo as contribuições de Brait, Dondis e Guimarães. Imprescindível se fez o levantamento do contexto sócio, histórico e político brasileiro dos anos acima referidos. Os resultados da análise apontam que capa e reportagem interna constroem, por meio da verbo-visualidade, a imagem das primeiras-damas, principalmente pelo emprego de fotografias e de adjetivos. Percebeu-se, nos enunciados, semelhanças, que remetem ao estilo do gênero e diferenças, que indicam o estilo individual. Constatou-se que há relações dialógicas entre cada capa e sua reportagem interna, entre esses enunciados e o contexto imediato, entre o enunciador e o leitor; esses diálogos levam à construção de diferentes efeitos de sentido. Considera-se o viés valorativo dos enunciadores, que muitas vezes se afasta da pretendida objetividade jornalística.
Abstract: The dissertation has as its theme the construction by the media of the verbo-visual image of the Brazil?s first ladies. As it is not possible to approach all the media productions, the delimitation is the construction of the verbo-visual image of the last four Brazilian?s first presidential ladies by Veja magazine. The general objective is to analyze how the magazine constructs the verbal-visual image of the Brazilian?s first ladies. The specifics are i) to identify and describe the verbal-visual strategies employed by Veja magazine; ii) to verify the similarities and differences between the verb-visual statements; iii) to observe and discuss the dialogical relations between each magazine cover, their internal report and the complementary texts; and iv) to analyze and understand the meaning effects produced by these verbal-visual statements, responding to the immediate context. The main corpus of the research is composed of four covers of Veja?s magazine, with their respective main internal reports, edited between 1991 and 2017, about the Brazilian?s first presidential ladies from 1990 to 2018 (Roseane Collor, Ruth Cardoso, Marisa Letícia and Marcela Temer). The secondary corpus, which assists the analysis, is composed of another cover and eight internal reports on the first ladies in other editions of the same magazine. The survey of the corpora was conducted by electronic means in the digital collection of Veja?s magazine. The theoretical basis of bibliographical revision has as reference some concepts of Bakhtin and the Circle, such as dialogism, concrete utterance, discourse genres and verb-visuality. The contributions of Brait, Dondis and Guimarães complement the study. It was indispensable to survey the Brazilian social, historical and political context of the years mentioned above. The results of the analysis indicate that the cover and internal reporting construct, through the verb-visuality, the image of the first ladies, mainly by the use of photographs and adjectives. In the statements, similarities were observed, which refer to the style of the genre and differences, which indicate the individual style. It was found that there are dialogical relations between each cover and their internal reporting, between them and the immediate context, between the enunciator and the reader; these dialogues lead to the construction of different effects of meaning. It is considered the value bias of the enunciators, who often deviate from the intended journalistic objectivity.
Keywords: Linguagem verbo-visual
Gêneros jornalísticos
Relações dialógicas
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5515
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

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