Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5524
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDamião, Silvia Matravolgyi, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorGuarino, Tálita Suelen de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-28T17:20:46Z-
dc.date.available2022-03-28T17:20:46Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5524-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Silvia Matravolgyi Damiãopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2016.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Atualmente, o inglês é considerado língua franca devido a sua influência nas transações comerciais, nas atividades acadêmicas e até mesmo no cotidiano da maioria das pessoas, através da Internet, por exemplo. Neste sentido, aprender a língua inglesa é um desafio para muitas pessoas. No ensino superior, muitos cursos têm contemplado o inglês em seus currículos. Porém, muitas vezes, o ensino de inglês geral é insuficiente para atender as necessidades dos alunos, pois cada perfil profissional tem necessidades específicas. Nesse contexto, o Ensino de Inglês para Fins Específicos (ESP) possibilita ao docente desenvolver um trabalho direcionado às necessidades dos alunos. Portanto, o objetivo deste trabalho consiste em fazer um levantamento de necessidades para fins de elaboração do conteúdo programático para um curso de Inglês Para Fins Específicos direcionado ao Curso Superior, especificamente na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de uma Faculdade particular, situada em uma cidade do Vale do Paraíba. Como instrumento metodológico, foram escolhidos questionários aplicados ao coordenador e aos professores do curso, além de questionários específicos para profissionais que atuam na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O presente trabalho tem como referencial teórico a abordagem de Línguas para fins específicos (ESP), segundo Hutchinson & Waters (1987), Robinson (1991), Dudley-Evans & St. John (1998); e o conceito de desenho de curso, calcado em Hutchinson & Waters(1987) e Graves (2000). Os resultados desta pesquisa trazem contribuições para a área de Linguística Aplicada, principalmente, para a área de língua para fins específicos, além de contribuir para professores de ESP de cursos de Computação, em especial Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por oferecer informações relevantes quanto as necessidades dos Analistas e Desenvolvedores de Sistemas na visão dos principais envolvidos no processo de ensino e atuantes no mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Currently, English is considered the língua franca due to its influence in commercial transactions, in academic activities and even in everyday life of most people through the Internet, for example. Therefore, learning the English language is a challenge for many people. In university, many courses have offered English in their curriculum. But often, the general teaching of English is not enough to meet the needs of students, as well as each professional profile has specific needs. In this context, Teaching English for Specific Purposes (ESP) enables the teacher to develop a work directed to the needs of the students. Therefore, the aim of this study is to survey needs to prepare the syllabus purposes for an English course for Specific Purposes specifically in the area for the Course of Analysis and Systems Development, from a private college, located in a city of Vale do Paraíba. As a methodological tool, questionnaires were chose and applied to the coordinator and the teachers of the course, and specific questionnaires for professionals that work in the area of Analysis and Systems Development. This work is theoretical approach to language for specific purposes (ESP), according to Hutchinson and Waters (1987), Robinson (1991), Dudley-Evans & St John (1998); and the concept of course design, based in Hutchinson and Waters (1987) and Graves (2000). The research results bring contributions to Applied Linguistics area, mainly to the language area for specific purposes, besides contributing to ESP teachers Computer courses, especially Systems Analysis and Development, by providing relevant information about the needs of analysts and systems developers in view of the main involved in the teaching process and active labor market.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-28T17:20:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Talita Suelen de Oliveira Guarino.pdf: 982174 bytes, checksum: 8bb6261d00b1f49942d629102ed44f76 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.format.extent1 recurso online (115 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInglês para fins específicospt_BR
dc.subjectCursos de graduaçãopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAnálise de necessidades para um curso de inglês para fins específicos na área de computaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAlmeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao MLA Talita Suelen de Oliveira Guarino.pdf959.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.