Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5526
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Sequência didática para o ensino do gênero documentário audiovisual construída a partir da série Coletivando |
Authors: | Molina, Thiago Vasquez |
Abstract: | RESUMO: Esta pesquisa de mestrado tem como tema central a elaboração de sequências didáticas (SD) para o ensino de gêneros de textos. Uma SD, enquanto um conjunto de atividades planificadas de maneira progressiva, em torno de um gênero, configura-se como uma ferramenta didática, adaptada a um contexto de ensino específico - neste trabalho, os cursos de graduação em Comunicação Social - que possibilita a transformação do conhecimento teórico de um gênero, o documentário audiovisual, em conhecimento a ser ensinado/aprendido. Assim posto, este trabalho acadêmico visa a elaborar uma sequência didática para o ensino do gênero de texto documentário audiovisual, a partir da construção de um modelo didático do gênero, tendo como corpus de análise documentários da série Coletivando. Para tanto, desenvolveu-se este trabalho com base nos aportes teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), sobretudo na sua vertente didática, para a compreensão do que são gêneros de texto, modelos didáticos de gênero, sequências didáticas e transposição didática, a partir das categorias de análise de texto próprias a essa vertente teórica. Foram analisados, enquanto corpus desta pesquisa, três episódios da série de documentários Coletivando, transcritos para o reconhecimento de suas principais características, com o intuito de identificar suas dimensões ensináveis para a transposição em uma SD. Este trabalho pode contribuir com os professores da área da Comunicação Social, cujas referências teóricas carecem de instrumentos que visem a uma transposição didática dos gêneros frequentemente ensinados nesses cursos, trazendo um aprofundamento nos estudos desses gêneros, em especial o gênero documentário, para que se desenvolvam, nos alunos, capacidades de linguagem que os tornem verdadeiros produtores dos gêneros estudados. O trabalho contribui também com a comunidade científica, especialmente com os grupos de pesquisa, cujo embasamento teórico é o ISD e sua vertente didática, no que tange à engenharia didática e seus dispositivos. Ao pesquisador, as contribuições voltam-se, especialmente, para a sua profissionalização, levando-o a uma reconcepção do trabalho docente, que exerce em cursos de Comunicação Social. ABSTRACT: This research has as central theme the development of didactic sequences (DS) for teaching text genres. A DS, while a series of progressively planned activities, around a text genre, is configured as a didactic tool, adapted to a specific educational context - in this study, graduation courses of Social Communication - which enables the transformation of a theoretical knowledge of a genre, the audiovisual documentary, into knowledge to be taught / learned. This academic paperwork aims, therefore, to build a DS for the teaching of the audiovisual documentary text genre, starting with the construction of a didactic model of the genre, from the analysis of a corpus of three documentaries extracted from the series Coletivando. This paperwork was developed based on the theoretical contributions of the Sociodiscursive Interacionism (ISD), especially in its didactic version, in order to understand what are text genres, didactic models of genres, didactic sequences and didactic transposition, using the specific text analysis categories of this theory. The corpus of this research are composed by three episodes of the series of documentaries Coletivando, transcribed for the identification of their main characteristics, in order to identify the teachable dimensions of the genre for the implementation of the DS. This research can contribute to all professors of Social Communication graduation courses, whose theoretical references lack of instruments for a didactic transposition of text genres, bringing a profound study of the documentary for the development of language capacities, which can provide the students' knowledge for a real and effective use of the genre. This research can also contribute to the scientific community, especially with the research groups whose theoretical basis is the ISD and its didactic version, regarding the development of the didactic engineering and didactic devices. To the researcher, the contributions are, especially, to his professionalization, leading him to a redesign of the teaching profession, which he attends in Social Communication courses. |
Keywords: | Sequência didática Gênero textual Interacionismo sociodiscursivo |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5526 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Dissertacao MLA Thiago Vasquez Molina.pdf | 4.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.