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dc.contributor.advisorCarniello, Mônica Franchipt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Camilla Nóbrega Cusatispt_BR
dc.date.accessioned2019-08-16T17:41:31Z-
dc.date.available2019-08-16T17:41:31Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/552-
dc.descriptionOrientador Profa. Dra. Mônica Franchi Carniellopt_BR
dc.descriptionCoorientação Profa. Dra. Elvira Aparecida Simões de Araújopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2015.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A formação profissional muitas vezes inicia-se na universidade, fonte de competências para inserir-se no mercado de trabalho, no qual não somente os aspectos técnicos, mas também embasamentos humanitários e sociais são fundamentais para a formação do profissional do futuro. No entanto, alguns ambientes, ainda não tão explorados pela ciência e pesquisas no Brasil, limitam o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) a uma formação tecnicista. Isso acontece com a área de Marketing que, devido à falta de conhecimento e disseminação adequada de seus conceitos, traz obstáculos à formação do estudante universitário. Para agravar a situação, a área não é regulamentada como profissão, sofrendo interpretações e inferências de outras áreas do saber, tais como Administração de Empresas e Comunicação Social. Por isso, o objetivo desse trabalho foi de compreender formativos dos cursos superiores de Marketing em face das demandas requeridas pelo mercado, e, após essa análise, sugerir perfis de competências (conhecimentos, habilidade e atitudes) que auxilem na formação profissional. Essa pesquisa teve abordagem qualitativa e quantitativa e, inicialmente, buscou-se a análise bibliográfica para fundamentar as reflexões necessárias sobre o tema. Posteriormente, a pesquisa passou para análise documental em Instiuições de Ensino Superior que oferecem o curso de Marketing. Por fim, um estudo de campo foi realizado de entrevistas, o qual levantou informações com profissionais da área para que se pudesse ter uma visão das necessidades do mercado. Como resultado desse estudo, obteve-se uma perspectiva clara das lacunas na formação do engresso, e o conjunto de competências profissionais requeridas pelo mercado. Esse resultado possibilita ainda a aplicabilidade em novos projetos pedagógicos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Vocational training often begins at university and is the source of the competence needed in order to get prepared for the work place, in which not only the technical aspects, but also the humanitarian and social basis are crucial to the formation of the future professional. Some environments, however, have not been explored by science and research in Brazil yet, limiting the role of Higher Education Institutions (HEI) to a technical one. This happens in the Marketing area due to a lack of knowledge and the incorrect dissemination of its concepts, and so brings obstacles to the university student formation. The fact that this area is not regulated and so suffers from misinterpretation and interferences of other areas, such as Business and Social Communication, just makes the situation worse. Because of that, the objective of this work was to understand the formative process of university marketing courses, facing the professional demands required from the market, and, after this analysis, suggest competence roles, skills and attitudes to help the profession formation. This research project had a qualitative and quantitative approach, and first, it went through bibliographical analysis in order to justify the reflections necessary on the subject. Secondly, the research went through document analysis in higher education institutions that offer Marketing courses. Finally, a field study, through interviews which obtained information from professionals in the area, was carried out, so that we could have a vision of the market necessities. As a result of this study, a clear perspective of gaps in the student's professional formation and the competences required by the market were obtained. It is also possible to use the results from this work in other pedagogical projects.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-16T17:41:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camilla Nobrega Cusatis Andrade_seg.pdf: 6368303 bytes, checksum: 51223f20987bb61880d32a894b34b9a3 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.format.extent156 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento pessoalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleA formação do profissional de marketing : avaliação dos aspectos formativos do ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeMarketing professional training: evaluation of the training aspects of higher educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAraújo, Elvira Aparecida Simões dept_BR
dc.contributor.otherVelloso, Viviane Fushimipt_BR
dc.contributor.otherZulietti, Luis Fernandopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
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