Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5543
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A abordagem da saúde no Ensino Fundamental ll : uma prática possível? |
Authors: | Santiago, Leticia Alessandra, 1980- |
Abstract: | Resumo: A abordagem da temática Saúde na Escola é de extrema relevância no que tange ao processo educativo e vem sendo alvo de estudos das áreas da educação e saúde pelas contribuições a todos os envolvidos: alunos, equipe pedagógica, família e comunidade. No Brasil teve início na metade do século XIX, sendo muito abordada no campo da saúde pública. No que tange à escola, muitas vezes os professores da Educação Básica realizam essa abordagem de maneira superficial e empírica, desprovidos de embasamentos científicos e, apesar de ser um tema transversal preconizado nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação, acaba sendo trabalhado pontualmente nas aulas de Ciências, Biologia ou Educação Física, por vezes de forma descontextualizada da realidade e dos problemas vivenciados pelo aluno e sua família. Este estudo teve como objetivo investigar se o tema saúde está presente na escola e de que forma está sendo contemplado pelos professores. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa, descritiva, observacional e transversal, realizada com 38 professores do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal de uma cidade do vale do Paraíba Paulista. Os resultados mostraram que em relação ao objetivo central da pesquisa, evidenciou-se que 34 (89,5%) professores informaram conseguir inserir a temática saúde em suas aulas, sendo que a estratégia de ensino mais utilizada foi a roda de conversa discutindo exemplos e dúvidas do cotidiano dos alunos, seguido de aula expositiva dialogada abordando temas em relação aos direitos e deveres dos mesmos enquanto cidadãos. O assunto mais abordado foi referente ao uso de drogas ilícitas, álcool e tabaco, citado por 29 (76,5%) professores. Os resultados encontrados mostraram o uso de estratégias didático-pedagógicas diferenciadas. Contudo, é preciso que o professor esteja bem preparado, desde a formação inicial, por meio de disciplinas curriculares ou por projetos interdisciplinares. Para tanto, é necessário que o mesmo tenha apoio técnico-científico de profissionais da área da saúde, formação acadêmica e capacitação profissional, a fim de fortalecer o binômio educaçãosaúde, oferecendo conhecimentos ao aluno, proporcionando autonomia e responsabilidade sobre o processo saúde/doença almejando melhores condições de vida e desenvolvimento humano. Abstract: The approach to the theme of Health at School is extremely relevant in regards the educational process and has become the subject of studies in the areas of education and health through contributions to all involved: students, pedagogical team, family and community. In Brazil, it began in the mid-19th century, and was much discussed in the field of public health. As for the school, teachers of basic education often carry out this approach in a superficial and empirical way, devoid of scientific bases and despite being a recommended cross-cutting theme in National Curricular Parameters of education, ends up being worked on time in the classes of Sciences, Biology or Physical Education, sometimes in a way that is decontextualized of the reality and problems experienced by the student and their family. This study aimed to investigate whether the health theme is present in school and in what form the teachers contemplated it. This is a quantitative, descriptive, observational and cross-sectional study carried out with 38 elementary II school teachers, from a municipal public school in a city in the Paraíba Paulista valley. The results showed that regarding the main objective of the research, it was evidenced that 34 (89.5%) teachers reported being able to insert the health theme in their classes, being that the most used teaching strategy was a roundtable discussing examples and doubts of the students' daily life, followed by an expository class discussion approaching topics related to their rights and duties as citizens. The most discussed subject was related to the use of illicit drugs, alcohol and tobacco, cited by 29 (76.5%) teachers. The results found showed the use of differentiated didactic-pedagogical strategies. However, it is necessary that the teacher be well prepared, from the initial formation, through curricular disciplines or through interdisciplinary projects. Therefore, it is necessary that it has the same technical and scientific support of health field professionals, academic and professional training in order to strengthen the education-health binomial, providing knowledge to the student, providing autonomy and responsibility for the health / disease aiming to improve living conditions and human development. |
Keywords: | Desenvolvimento humano Saúde - Educação Escola - Aspectos da saúde |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5543 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Dissertacao MDH Leticia Alessandra Santiago.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.