Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5547
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Conflitos vividos por crianças : memórias, percepções e intervenções de professoras dos anos Iniciais da Educação Básica |
Authors: | Nassif, Vanessa Pinheiro, 1970- |
Abstract: | Resumo: Propôs-se demonstrar, nesta pesquisa, como os professores se sentem diante dos conflitos entre seus alunos e como procedem a intervenções, nessas situações. Objetivou-se analisar o que dizem as professoras sobre os conflitos entre os alunos na escola, bem como registrar as memórias das professoras acerca dos conflitos entre crianças, em sua infância, e do modo como se davam as intervenções dos adultos. Realizou-se uma contextualização acerca das questões referentes ao desenvolvimento infantil: a infância e suas relações com o mundo, os conflitos e suas concepções, e o modo como a escola e os professores veem e como intervêm quando ocorrem conflitos entre os alunos. Partiu-se do referencial proposto por Tognetta (2009), Vinha (2000), Faria (2015), Byington (2013), Gutman (2017) e La Taille (2012). Para a realização desta pesquisa, de natureza qualitativa, participaram 31 professoras de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola privada de um município do vale do Paraíba paulista. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de informações a entrevista semiestruturada individual e o grupo focal, e os dados obtidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que, quanto à forma de intervenção nos conflitos que acontecem entre os alunos na escola, os professores apontam: (i) a importância de a comunidade escolar estar engajada para trabalhar com a temática da convivência e dos conflitos; (ii) a necessidade do diálogo para a condução dos encaminhamentos e mediação dos conflitos; (iii) o papel fundamental da formação de professores para ajudar o docente a refletir e a lidar com os conflitos entre os alunos; (iv) a importância do estabelecimento de uma relação de parceria com as famílias; e, (v) a valorização dos espaços e tempos escolares como participantes dos processos educativos. Os resultados apontaram para a necessidade de se conhecer quais experiências as docentes entrevistadas tiveram com os conflitos na própria infância e a possível relação dessas experiências com a forma de intervir dos adultos nos conflitos das crianças. Os relatos apontaram que as professoras, quando crianças, em alguns momentos (i) tiveram ajuda de um adulto na mediação do conflito, ou (ii) estava presente um adulto que apresentou uma atitude coercitiva na intervenção do conflito. Em outros relatos, observou-se que (iii) o adulto ignorou o conflito ou que (iv) não estava presente no momento. Os sentimentos relembrados, em relação ao conflito, provocaram reflexão do grupo e tomada de consciência por parte das participantes de quanto o decoro a presença do adulto é importante para auxiliar na resolução dos impasses e no modo como a criança aprende a lidar com seus sentimentos e com os sentimentos das outras crianças envolvidas. Dessa forma, a pesquisa apontou que a formação de professores tem papel fundamental, quando se trata do trabalho com os conflitos na escola, no sentido de propor reflexões sobre as dimensões da teoria que cerceia o tema, da prática dos professores e das experiências vividas por eles. De igual forma, a pesquisa também apontou que é importante que toda a escola esteja atenta a essa atemática. Abstract: This research aims to show how teachers feel about the conflicts between their students and how they intervene in these conflicts. It aims to analyze what the teachers say about the conflicts between the students in the school, as well as to record the memories of the teachers about the conflicts between children in their childhood and of how the interventions of the adults were given. A contextualization was made about the issues of child development: childhood and its relations with the world, conflicts and their conceptions, and how school and teachers view and how they intervene when conflicts between students occur. It was based on the framework proposed by Tognetta (2009), Vinha (2000), Faria (2015), Byington (2013), Gutman (2017) and La Taille (2012). For the accomplishment of this research, of qualitative nature, participated 31 teachers of Early Childhood Education and Early Years of Elementary Education of a private school of a municipality of vale do Paraiba paulista. Data collection instruments were used as the individual semi-structured interview and the focal group, whose data were analyzed through Content Analysis. The results show that, regarding the form of intervention in the conflicts that occur among the students in the school, the teachers point out: (i) the importance of the school community to be engaged to work on the theme of coexistence and conflict; (ii) the need for dialogue to conduct referrals and mediation of conflicts; and (iii) the fundamental role of teacher education in helping teachers to reflect and deal with conflicts among students, (iv) the importance of establishing a partnership relationship with families, and (v) valuing spaces and school times as participants in educational processes. These results pointed to the need to know the experiences that the teachers interviewed had with the conflicts in their own childhood, and the possible relation of these experiences to the way adults intervene in the conflicts of the children. The reports pointed out that teachers, when children at times: (i) had adult help in the mediation of the conflict, or (ii) an adult was present who presented a coercive attitude in conflict intervention, in other reports that (iii) the adult ignored the conflict; and finally (iv) adult absent from conflict, has also been reported. The recollected feelings of the moment of the conflict provoked reflection from the group and the participants' awareness of how much and how the adult's presence is important to assist in the resolution of conflicts and in the way the child learns to deal with their feelings and with the feelings of the other children involved. Thus, the research pointed out that teacher training has a fundamental role when it comes to working with conflicts in the school in order to propose the reflection on the theme, considering the dimensions of the theory that surrounds the theme, the practice of teachers and of their experiences. In the same way, the research also pointed out that it is important that the whole school is attentive to this theme. |
Keywords: | Desenvolvimento humano Conflito interpessoal em crianças Mediação Professores - Formação |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5547 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Vanessa Pinheiro Nassif.pdf | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.