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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Estratégias de aprendizagem sob o olhar dos egresso de um centro educacional de desenvolvimento profissional
Authors: Hartmann, Patricia Lessa de Siqueira, 1983-
Abstract: Resumo: Nas sociedades modernas, em decorrência da busca frenética para garantir o sucesso pessoal, profissional e acadêmico, muitos indivíduos estão adoecendo. Depressão, estresse e ansiedade são apenas alguns dos inúmeros distúrbios que os acometem, comprometendo seu desenvolvimento. Amplificar habilidades para saber selecionar as informações, analisá-las, controlá-las, armazená-las para posteriormente expressá-las em uma sociedade volátil, marcada por constantes mudanças e na qual impera o pensamento fragmentado constitui um desafio. Acrescente-se que a maioria desses indivíduos desconhece como o conhecimento é processado. Nesse cenário, a busca por metodologias de aprendizagem que estimulem o autoconhecimento tem sido uma das alternativas encontradas, como forma de contribuir favoravelmente para o seu próprio desenvolvimento. Este trabalho, de forma geral, consiste em investigar as estratégias de aprendizagem ativas utilizadas em um centro educacional de desenvolvimento profissional e sua influência na vida de quem as vivencia, sob a ótica dos egressos. De forma específica, procurou-se: verificar se os resultados obtidos pelos usuários da estratégia de aprendizagem estudada correspondem às suas expectativas; apontar as dificuldades e as facilidades encontradas em sua aplicação; e, conhecer a percepção dos usuários sobre sua influência em suas características pessoais. A pesquisa foi realizada em um centro educacional de desenvolvimento profissional localizado em uma cidade da região metropolitana do vale do Paraíba paulista. A população foi constituída por alunos egressos de um dos cursos oferecidos pelo centro educacional, e a amostra, composta por 25 desses egressos. Trata-se de pesquisa quantitativa e qualitativa, exploratória e descritiva, e os instrumentos de coleta de dados foram entrevista e questionário. Os dados obtidos foram explorados por meio dos softwares IRaMuTeQ, IBM-SPSS e Bioestat 5.3. Como resultado, observou-se que 96% dos participantes afirmam que suas expectativas foram correspondidas. De modo geral, eram relacionadas a vida acadêmica, concursos públicos e vida pessoal. Observou-se que 80% acham melhor estudar pela estratégia de ensino pesquisada, mas 8% preferem o modelo tradicional, e 12% preferem misturar os dois modelos. As dificuldades mais significativas e frequentes citadas foram a seleção de informações para elaboração de mapas mentais e a crença na efetividade do método. Outras dificuldades apontadas, mas não tão frequentes, foram o tempo para elaborar o mapa mental e o planejamento, e a necessidade de se trabalhar com criatividade e intuição. As facilidades mais significativas e frequentes foram a revisão rápida do conteúdo, a visão sistêmica do mapa mental e a memorização mais fácil e célere. Por fim, 92% perceberam alterações em suas características pessoais. As características desorganizadoras, como tensão, apavoramento, estresse, depressão, entre outras, do ponto de vista de 70% ou mais dos egressos, diminuíram sua intensidade. Já as características ditas geradoras, como objetividade, confiança, motivação, curiosidade, foco, segurança, competência, criatividade, autocontrole, entre outras, do ponto de vista de 70% ou mais dos egressos, aumentaram sua intensidade. Espera-se que este estudo possa abrir caminhos para que novas pesquisas com foco no entendimento de metodologias ativas sob o olhar dos egressos possam ser realizadas.
Abstract: In modern societies, as a result of the frantic search for personal, professional, and academic success, many individuals are falling ill. Depression, stress and anxiety are just some of the many disorders that affect them, compromising their development. Amplifying skills to know how to select information, analyze, control and store it for later expression in a volatile society with constant changes and fragmented thinking is a challenge. Additional to that, most of these individuals are unaware of how knowledge is processed. In this scenario, the search for learning methodologies that stimulate self-knowledge has been one of the alternatives found, as a way to contribute favorably to its own development. This work consists of investigating the active learning strategies used in an educational center for professional development and its influence on the life of those who experience them, from the point of view of the graduates. Specifically, were tried to verify if the results obtained by the users of the learning strategies studied correspond to their expectations; to point out the difficulties and facilities found in its application; and, to know the users' perception about the influence on their personal characteristics. The research was carried out in a professional development educational center located in a city in the state of São Paulo at the metropolitan region of Vale do Paraíba. The population was composed by students who graduated from one of the courses offered by this educational center, and the sample, composed of 25 of these graduates. It is a quantitative and qualitative research, exploratory and descriptive, and the instruments of data collection were interview and questionnaire. The data obtained were exploited through the software IRaMuTeQ, IBM-SPSS and Bioestat 5.3. As a result, it was noted that 96% of participants stated that their expectations were attended. In general, they were related to academic life, civil service entrance examination and personal life. It was observed that 80% think it is better to study with the researched teaching strategy, but 8% prefer the traditional model, and 12% prefer to mix the two models. The most frequent difficulties cited were the selection of information for mind mapping and the belief in the effectiveness of the method. Other difficulties pointed out, but not so frequent, were the time to draw up the mind map and the planning, and the need to work with creativity and intuition. The most significant and frequent facilities were rapid content review, a systemic view of the mind map, and quicker and easier memorization. Finally, 92% noticed changes in their personal characteristics. The disorganizing characteristics, such as tension, panic, stress, depression, among others, from the point of view of 70% or more of the graduates, decreased their intensity. On the other hand, the generative characteristics, such as objectivity, confidence, motivation, curiosity, focus, safety, competence, creativity, self-control, among others, from the point of view of 70% or more of the graduates increased their intensity. It is expected that this study may pave the way for new research focusing on the understanding of active methodologies under the eyes of graduates.
Keywords: Aprendizagem ativa
Desenvolvimento humano
Cognição
Profissões - Desenvolvimento
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5553
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

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