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dc.contributor.advisorCastro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-pt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Claudia Righi de, 1982-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-31T22:52:51Z-
dc.date.available2022-03-31T22:52:51Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5557-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de Castropt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nos dias atuais há inúmeros desafios, com diversas variáveis no contexto escolar, exigindo dos gestores que administram as unidades de ensino um perfil ousado e resiliente frente aos embates e às adversidades. Tal realidade estimulou-nos a estudar a formação e a trajetória docente, com destaque à atuação do gestor nos anos iniciais. O objetivo geral desta pesquisa é conhecer as trajetórias profissionais de gestores escolares iniciantes na prática escolar, bem como os desafios e as possibilidades vivenciadas por eles. No estudo proposto, os sujeitos pertencem a um grupo composto por 53 gestores escolares, iniciantes e atuantes no Ensino Fundamental da rede pública municipal. Para uma interlocução preferencial, elegeu-se a parceria teórica de Libâneo (1999), Paro (2005), Lück (2011), Gatti (2010), Tardif (2015), Perrenoud (1999) e Huberman (1992). No âmbito metodológico da pesquisa, para coleta de dados, foram utilizados como instrumentos: um questionário em fase única e uma entrevista semiestruturada, ambos aplicados com sujeitos aleatoriamente sorteados para tal, seguindo roteiro pré-estabelecido. Com isso, verificamos aspectos ligados à formação e à trajetória docente, etapas que antecedem a atuação administrativa e a experiência inicial na gestão escolar. De posse dos dados, investimos na Análise de Conteúdo, proposta por Franco (2005). Os resultados apontaram para a necessidade de que os centros formadores assumam seu papel na qualificação de gestores escolares, tornando-os cientes das renovadas funções a que se submetem na prática. Desse modo, estarão preparados para detectarem os desafios emergentes nas situações cotidianas; lidarem com a gestão de pessoas e, de modo persistente, efetivarem intervenções estrategicamente concebidas a fim de minimizar os efeitos danosos dos embates cotidianos, bem como fazer da escola uma organização aprendente e qualificante.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Nowadays there are many challenges, with several variables in the school context, requiring school managers a resilience profile in face of so many conflicts and adversities. This fact stimulated us to study the formation and the teaching trajectory, with emphasis on the performance of the manager in the initial years. The general objective of this research is to know about the professional trajectory of the beginner school principal in schoolar practice - the challenges and possibilities lived by them. In the proposed study, subjects belong to a group composed of 53 beginner school managers who work in the public Elementary School. For a preferential dialogue, the theoretical partnership of Libâneo (1999), Paro (2005), Lück (2011), Gatti (2010), Tardif (2015), Perrenoud (1999) and Huberman (1992) was chosen. In the methodological scope of the research, for data collection, the following instruments were used: a single-phase questionnaire and a semi-structured interview, both of which were applied with randomly selected subjects, following a pre-established script. We verified aspects related to teacher training and trajectory, stages that precede the administrative action and the initial experience in school management. With the data, we invested in Content Analysis, proposed by Franco (2005). The results pointed to the need for the training centers to assume their role in the qualification of school managers, making them aware of the renewed functions they undergo in practice. In this way, they will be prepared to detect emerging challenges in everyday situations; manage people, and persistently implement strategically designed interventions to minimize the damaging effects of day-to-day conflicts, as well as make school a learning and qualifying organization.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-31T22:52:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia Righi de Carvalho.pdf: 2422666 bytes, checksum: 6bfc68e6271e75d544ab2d15c4a46d51 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (138 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleGestores iniciantes no Ensino Fundamental : trajetórias, desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSouza, Mariana Aranha de, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Joyce Mary Adam de Paula ept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humanopt_BR
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