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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5559
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A intencionalidade no trabalho pedagógico : mo(vi)mentos na educação infantil |
Authors: | Guimaraes, Josiane Cristina, 1980- |
Abstract: | Resumo: O movimento é uma dimensão de grande importância do desenvolvimento e da cultura humana, considerado mais do que um simples deslocamento: uma linguagem que permite às crianças atuarem sobre o meio físico e o ambiente e expressar sentimentos, gestos e pensamentos, ampliando suas possibilidades e domínios corporais. Com isso, as instituições de Educação Infantil são portadoras da responsabilidade de, além de outros objetivos, o de garantir o desenvolvimento das habilidades corporais por meio das explorações e vivências que promovam o desenvolvimento da dimensão objetiva do movimento. Assim, com o intuito de investigar a fundamentação que pauta o trabalho docente nas instituições públicas infantis de uma cidade do Vale do Paraíba Paulista para o desenvolvimento das atividades do Eixo Movimento, o presente estudo identificou os elementos que compõem a intencionalidade do professor para que as aulas possam efetivamente garantir a apropriação das habilidades corporais nessa faixa etária. A pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa, realizada com entrevistas semiestruturadas aplicadas em 8 professores em um estudo de amostragem por conveniência. Para a análise dos dados, foi utilizado o software Iramuteq, de domínio livre, sendo categorizadas quatro classes para análises. O desenvolvimento da análise apontou por quatro dimensões que se articulam para estruturar a intencionalidade do professor nas aulas, proporcionando que as mediações, interações e vivências oportunizem e garantam a apropriação das habilidades e a aprendizagem, alcançando assim, o objetivo do desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Abstract: The movement is a dimension of great importance to development and human culture, considered more than a simple displacement: a language that allows children to act on the physical environment and the environment and express feelings, gestures and thoughts, expanding their possibilities and domains body. With this, the institutions of Early Childhood Education bear the responsibility of, in addition to other objectives, to guarantee the development of the corporal abilities through the explorations and experiences that promote the development of the objective dimension of the movement. Thus, in order to investigate the fundamentals of teaching work in children's public institutions in a city of Vale do Paraíba Paulista to develop the activities of the Movement Axis, the present study identified the elements that make up the intentionality of the teacher so that the classes can effectively ensure the appropriation of bodily abilities in this age group. The research is descriptive, with qualitative approach, carried out with semistructured interviews applied in 8 teachers in a study of sampling for convenience. For the analysis of the data, Iramuteq software was used, of free domain, being categorized four classes for analysis. The development of the analysis pointed to four dimensions that are articulated to structure the intentionality of the teacher in the classes, allowing the mediations, interactions and experiences to provide and guarantee the appropriation of skills and learning, thus achieving the goal of integral development of the child in the classroom. Child education. |
Keywords: | Desenvolvimento humano Movimento Educação infantil |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5559 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH |
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