Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5560
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorMarinelo, Camila Aparecida Silva Rosa, 1984-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-31T23:28:34Z-
dc.date.available2022-03-31T23:28:34Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5560-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Marcia Maria Dias Reis Pachecopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste estudo entende-se a interdisciplinaridade como componente educacional que promove a circulação dos saberes e a desfragmentação do conhecimento, o que direciona para o desenvolvimento integral de crianças e jovens em suas múltiplas dimensões: física, psíquica, social, biológica, cultural e histórica; possibilitando assim, a integração entre as disciplinas e rompendo com a compartimentação do conhecimento, que dificulta frequentemente a compreensão da totalidade do saber. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, teve como objetivo investigar os conhecimentos sistemáticos sobre a concepção e as práticas de docentes acerca da Interdisciplinaridade na rede municipal de ensino de uma cidade do Vale do Paraíba Paulista. Foram analisadas neste estudo - por meio da aplicação de questionário e realização de entrevistas - as opiniões de 18 (dezoito) professores efetivos que ministram aulas nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) em duas escolas públicas selecionadas por terem atingido a meta estabelecida no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Os dados foram observados seguindo a Análise de Conteúdo de Bardin, por meio de três fases fundamentais: a pré-análise; a exploração do material; e o tratamento dos resultados, incluindo a inferência e a interpretação. Nos resultados, o que se pôde verificar foi: há intencionalidade por parte dos docentes em exercer a Interdisciplinaridade no âmbito escolar, porém essa potência de ação é diminuída frente às dificuldades, que escapam a alçada do professor em solucioná-las, ou mesmo amenizá-las, como por exemplo a falta de apoio da gestão escolar; a própria dinâmica de funcionamento das unidades escolares; e o déficit de formação dos docentes sobre o tema. Soma-se a isso a fragilidade na compreensão conceitual da Interdisciplinaridade por parte destes docentes, o que agrava ainda mais o quadro descrito. Concluiu-se assim que o apoio dos demais setores da escola (gestão, funcionários e comunidade), associada ao investimento em formações continuadas, junto aos professores, seja de fundamental importância, caso o que se queira seja o desenvolvimento da Interdisciplinaridade no ambiente escolar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this study, interdisciplinarity is understood as an educational component that promotes the circulation of knowledge and the defragmentation of knowledge, which directs towards the integral development of children and youth in their multiple dimensions: physical, psychic, social, biological, cultural and historical; thus enabling integration between the disciplines and breaking with the compartmentalization of knowledge, which often makes it difficult to understand the totality of knowledge. The present qualitative, exploratory and descriptive research had as objective to investigate the systematic knowledge about the conception and the practices of teachers about Interdisciplinarity in the municipal network of education of a city of Vale do Paraíba Paulista. In this study - through the application of a questionnaire and interviews - the opinion of 18 (eighteen) effective teachers who taught classes in the final years of Elementary School (6th to 9th grade) in two public schools selected for achieving the goal established in the IDEB (Basic Education Development Index). The data were observed following the Bardin Content Analysis, through three fundamental phases: the pre-analysis; the exploitation of the material; and treatment of results, including inference and interpretation. In the results, what could be verified is that there is intentionality on the part of the teachers to exercise the Interdisciplinarity in the school scope, but this potency of action is diminished in front of the difficulties, that escape the teacher's competence in solving them, such as lack of support from school management; the very dynamics of school units; and the lack of teacher training on the subject. Added to this is the fragility in the conceptual understanding of Interdisciplinarity by these teachers, which further aggravates the picture described. It was concluded that the support of other sectors of the school (management, employees and community), associated to the investment in continuing education, with the teachers, is of fundamental importance, if what is wanted is the development of Interdisciplinarity in the school environment.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-31T23:28:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camila Aparecida Silva Rosa Marinelo.pdf: 1890834 bytes, checksum: 17c940a5df1496613a5fc13cd736d35f (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (109 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas de um município do Vale do Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSouza, Mariana Aranha de, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherPereira, Marli A. L. (Amélia Lucas)pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humanopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Camila Aparecida Silva Rosa Marinelo.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.