Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5569
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Representações sociais da escolha profissional pelos alunos do ensino médio do campo/cidade |
Authors: | Santana, Leonor M., 1968- |
Abstract: | Resumo: Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar as representações sociais da escolha profissional dos estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade e do campo, em dois municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista. Foi realizada pesquisa de campo, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. A partir da população, composta de 1616 estudantes dos dois municípios, foi selecionada a amostra, de 471 participantes. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e aplicação do Jogo "Critérios para a escolha profissional". Os dados obtidos por meio do questionário foram tabulados no software Sphinx®. Para realização das entrevistas foi utilizado o critério de saturação, somando-se 21 entrevistas, que foram tabuladas pelo software ALCESTE. O Jogo foi aplicado juntamente com as entrevistas e analisado de acordo com os critérios já definidos no instrumento. As questões do questionário foram agrupadas em quatro categorias: 1) Caracterização sociodemográfica; 2) Escolha Profissional; 3) Significado da profissão/trabalho 4) Relação trabalho X estudo. Os resultados obtidos por meio das entrevistas revelaram cinco classes de discursos: 1) Profissões; 2) Experiências de trabalho; 3) Lazer; 4) Estudo/escola; 5) Escolha profissional. Os resultados obtidos por meio do Jogo foram analisados a partir dos critérios abordados pelo instrumento: 1) Ambiente de Trabalho; 2) Objetos/conteúdos de trabalho; 3) Atividades de trabalho; 4) Rotina de trabalho; e, 5) Retornos do trabalho. Após analise dos resultados de cada instrumento, realizou-se triangulação de métodos, obtendo-se três blocos de análise: Escolha Profissional; Significado da profissão/trabalho; e, Relação Escola X Trabalho. Os resultados revelaram que as representações sociais das escolhas profissionais desses jovens estão relacionadas para identificar uma profissão em que desenvolvam atividades de que gostem, que lhes possibilitem ascensão social, além de desenvolver suas habilidades. Como elemento importante, identificou-se também o desejo de atuar em atividades relacionadas ao desenvolvimento e melhoria de vida de outras pessoas e da própria comunidade. Para tanto, o estudo e a capacitação têm lugar de destaque, uma vez que constituem condição fundamental para uma profissão que permita ganhos sociais e materiais. Esses elementos estão associados com aspectos geracionais, na medida em que as características da juventude atual apontam para essas demandas, somando-se aos conceitos de empregabilidade, em que conhecimento e habilidades técnicas e comportamentais são essenciais. Abstract: This research aims to investigate the social representation of professional choice of high school students enrolled in rural and urban public schools, in two municipalities of Vale do Paraíba Paulista region, in Brazil. Both, qualitative and quantitative approaches were employed in the research. From a population of 1616 students, a sample of 471 participants was selected, and data were collected by questionnaires, interviews and the game "Criteria for professional choice". Software SPHINX was applied to prepare the questionnaire and collect and analyze the answers. Software ALCESTE was applied to 21 interviews selected from the participants? group. The questionnaire was composed of four groups of questions: 1) Personal data; 2) Professional Choice; 3) Meaning of the profession/work 4) work X study relations. The interviews? analyses revealed five classes of discourse: 1) Professions; 2) Work experiences; 3) Leisure; 4) Study/school; 5) Professional choice. The results for the game "Criteria for professional choice" were analyzed through five criteria proposed by the instrument: 1) Work Environment; 2) Work objects contents; 3) Work activities; 4) Work routine and 5) Work returns. Combining the results from all instruments, three groups emerge: Professional Choice; Meaning of the profession/work; Work X School relation. The results revealed social representations of the professional choices organized around professions allowing pleasure, social ascent and possibilities to develop abilities and talents. Also, it was identified a desire to work in activities related to improve the lives of other people and the community. Study and capacity building are considered instrumental for a profession that allows for social and material gains. These elements are associated to demands of youth in general, and include the idea of employability, for which technical and behavioral competencies are essential. |
Keywords: | Desenvolvimento humano Escolha profissional Representações sociais Educação do campo |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5569 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Leonor M Santana.pdf | 3.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.