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dc.contributor.advisorChamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorSantana, Leonor M., 1968-pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-01T17:53:42Z-
dc.date.available2022-04-01T17:53:42Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5569-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamonpt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar as representações sociais da escolha profissional dos estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade e do campo, em dois municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista. Foi realizada pesquisa de campo, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. A partir da população, composta de 1616 estudantes dos dois municípios, foi selecionada a amostra, de 471 participantes. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e aplicação do Jogo "Critérios para a escolha profissional". Os dados obtidos por meio do questionário foram tabulados no software Sphinx®. Para realização das entrevistas foi utilizado o critério de saturação, somando-se 21 entrevistas, que foram tabuladas pelo software ALCESTE. O Jogo foi aplicado juntamente com as entrevistas e analisado de acordo com os critérios já definidos no instrumento. As questões do questionário foram agrupadas em quatro categorias: 1) Caracterização sociodemográfica; 2) Escolha Profissional; 3) Significado da profissão/trabalho 4) Relação trabalho X estudo. Os resultados obtidos por meio das entrevistas revelaram cinco classes de discursos: 1) Profissões; 2) Experiências de trabalho; 3) Lazer; 4) Estudo/escola; 5) Escolha profissional. Os resultados obtidos por meio do Jogo foram analisados a partir dos critérios abordados pelo instrumento: 1) Ambiente de Trabalho; 2) Objetos/conteúdos de trabalho; 3) Atividades de trabalho; 4) Rotina de trabalho; e, 5) Retornos do trabalho. Após analise dos resultados de cada instrumento, realizou-se triangulação de métodos, obtendo-se três blocos de análise: Escolha Profissional; Significado da profissão/trabalho; e, Relação Escola X Trabalho. Os resultados revelaram que as representações sociais das escolhas profissionais desses jovens estão relacionadas para identificar uma profissão em que desenvolvam atividades de que gostem, que lhes possibilitem ascensão social, além de desenvolver suas habilidades. Como elemento importante, identificou-se também o desejo de atuar em atividades relacionadas ao desenvolvimento e melhoria de vida de outras pessoas e da própria comunidade. Para tanto, o estudo e a capacitação têm lugar de destaque, uma vez que constituem condição fundamental para uma profissão que permita ganhos sociais e materiais. Esses elementos estão associados com aspectos geracionais, na medida em que as características da juventude atual apontam para essas demandas, somando-se aos conceitos de empregabilidade, em que conhecimento e habilidades técnicas e comportamentais são essenciais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to investigate the social representation of professional choice of high school students enrolled in rural and urban public schools, in two municipalities of Vale do Paraíba Paulista region, in Brazil. Both, qualitative and quantitative approaches were employed in the research. From a population of 1616 students, a sample of 471 participants was selected, and data were collected by questionnaires, interviews and the game "Criteria for professional choice". Software SPHINX was applied to prepare the questionnaire and collect and analyze the answers. Software ALCESTE was applied to 21 interviews selected from the participants? group. The questionnaire was composed of four groups of questions: 1) Personal data; 2) Professional Choice; 3) Meaning of the profession/work 4) work X study relations. The interviews? analyses revealed five classes of discourse: 1) Professions; 2) Work experiences; 3) Leisure; 4) Study/school; 5) Professional choice. The results for the game "Criteria for professional choice" were analyzed through five criteria proposed by the instrument: 1) Work Environment; 2) Work objects contents; 3) Work activities; 4) Work routine and 5) Work returns. Combining the results from all instruments, three groups emerge: Professional Choice; Meaning of the profession/work; Work X School relation. The results revealed social representations of the professional choices organized around professions allowing pleasure, social ascent and possibilities to develop abilities and talents. Also, it was identified a desire to work in activities related to improve the lives of other people and the community. Study and capacity building are considered instrumental for a profession that allows for social and material gains. These elements are associated to demands of youth in general, and include the idea of employability, for which technical and behavioral competencies are essential.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-01T17:53:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leonor M Santana.pdf: 3129294 bytes, checksum: a990f2de22308e6a98adb2b3241d8a16 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (131 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titleRepresentações sociais da escolha profissional pelos alunos do ensino médio do campo/cidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherDutra, Joel Souzapt_BR
dc.contributor.otherLeão, Marluce Auxiliadora Borges Glauspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humanopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

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