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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Representações sociais sobre trabalho em equipe para servidores do Instituto Federal
Authors: Santos, Rodrigo Antonio dos, 1985-
Abstract: Resumo: O trabalho em equipe é algo essencial às organizações modernas, permite alcançar resultados que superam o trabalho individual e departamental, apesar das dificuldades em realizá-lo. A Administração Pública utiliza esta forma de trabalho para obter a eficiência almejada pela Reforma Administrativa e a Administração Pública Gerencial. Para tanto, este estudo teve como objetivo investigar as Representações Sociais sobre o Trabalho em Equipe para Servidores de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa do problema, realizado por meio de questionário social, acadêmico e profissional, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com 12 Servidores públicos, em um campus do Instituto Federal de São Paulo, na região do Vale do Paraíba. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias e tratamento de dados pelo software NVIVO®. O perfil dos Servidores demonstrou igualdade de gêneros, a maioria casados, formação em diversas áreas em nível de graduação ao doutorado, experiente profissionalmente e ingresso na instituição de até três anos. Na pesquisa documental, verificaram-se duas estruturas organizacionais, departamental e em comissões. Ficou destacado que o trabalho em equipe ocorre principalmente no contexto das comissões e suas representações sociais foram categorizadas e analisadas por: trabalho da equipe; competências da equipe; comportamento da equipe; e avaliação da equipe. Verificou-se que o trabalho em equipe encontra-se ancorado na representação já objetivada das comissões, sendo neste contexto que os Servidores representaram situações típicas do trabalho em equipe tais como objetivos, conhecimento, divisão do trabalho, colaboração e trabalho coletivo.
Abstract: Teamwork is essential to modern organizations it allows achieving results that surpass individual and departmental work, despite the difficulties in accomplishing it. The Public Administration uses this form of work to obtain the efficiency sought by the Administrative Reform and the public administration management. For this purpose, this study aimed to investigate the Social Representations about Teamwork for Servers of a campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo. This is an exploratory and descriptive study with a qualitative approach to the problem, carried out through a social, academic and professional questionnaire, documentary research and semi-structured interviews with 12 public servants, in a campus of the Federal Institute of São Paulo, in the region Vale of Paraíba. The data were submitted to content analysis by categories and data processing by NVIVO® software. The profile of the Servers demonstrated equality of genres, most married, formation in several areas at the undergraduate level to the doctorate, professionally experienced and entry into the institution up to three years. In documentary research, there were two organizational structures, departmental and in commissions. It was emphasized that teamwork occurs mainly in the context of the commissions and their social representations were categorized and analyzed by: team work; team competencies; team behavior; and evaluation of the team. It was verified that the team work is anchored in the already objectified representation of the commissions, being in this context that the Servers represent situations typical of the team work such as objectives, knowledge, division of labor, collaboration and collective work.
Keywords: Desenvolvimento humano
Representações sociais
Grupo de trabalho
Servidores públicos
Institutos federais de educação, ciência e tecnologia
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5573
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

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