Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5579
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Síndrome de Down : concepções e percepções docentes
Authors: Cortez, Érica Andreia, 1971-
Abstract: Resumo: O presente trabalho evidenciou as concepções e percepções docentes em relação aos processos de aprendizagem do aluno com síndrome de down. Foi feita uma pesquisa qualitativa, seguindo os critérios metodológicos da história oral temática, analisando percepções de 6 professores sobre possibilidades e limites dos processos ensino e de aprendizagem de crianças com síndrome de down. Para tanto, comparamos a importância da formação docente, verificamos, nas interações sociais, aspectos das percepções dos professores em relação aos processos de aprendizagem, compreendendo assim, o valor atribuído ao ensino inclusivo por parte dos professores. A pesquisa foi realizada em duas instituições escolares, uma escola regular de ensino fundamental anos iniciais, com 3 professores; e uma escola especializada com outros 3 professores na mesma cidade do Vale do Paraíba-SP. Essas escolas se assemelham pelo fato de ambas serem responsáveis pelo atendimento de crianças com síndrome de down. A pesquisa teve como instrumentos para coleta de dados a entrevista e a observação sistemática, que foram acompanhadas por um roteiro e um caderno de campo. As entrevistas foram gravadas, transcritas, textualizadas e transcriadas. Os dados coletados foram analisados com técnicas de análise documental e triangulação, favorecendo um diálogo entre os dados coletados, a revisão de literatura e a base teórica. A análise identificou, que sobre a formação dos professores, todos possuíam graduação e especializações na área da educação inclusiva, em suas falas afirmaram que a formação inicial não garantiu o preparo para atuar com o aluno com síndrome de down, destacando a importância da formação continuada para atuarem na área. Nas interações sociais verificamos por meio das narrativas e observações, que os professores valorizam trabalhos em grupos e interagem com os alunos, tanto com o aluno com da síndrome de down como o demais aluno. Foram compreendidos os valores atribuídos ao ensino inclusivo pelos professores. Sendo que nas narrativas destacou-se a importância deste ser estabelecido por lei, mas também o respeito da diversidade e necessidade de apoio ao professor - que na maior parte do tempo se sente sozinho em seu fazer. Considera-se que os resultados apresentados são importantes para a compreensão de que as percepções dos professores vêm sendo mudadas, e que apontam possibilidades de aprendizagem para serem trabalhadas com o aluno com a síndrome de down, contribuindo para a promoção de reflexões sobre a formação docente, as interações e a educação inclusiva.
Abstract: The present work evidenced teachers' conceptions and perceptions regarding the learning processes of the student with down syndrome. A qualitative research was carried out, following the methodological criteria of the oral history, analyzing the perceptions of 6 teachers about possibilities and limits of the teaching and learning processes of children with down syndrome. In order to do so, we compared the importance of teacher training, we verified, in social interactions, aspects of teachers' perceptions regarding learning processes, thus understanding the value attributed to inclusive teaching by teachers. The research was carried out in two school institutions, one elementary school regular school with 3 teachers; and a specialized school with 3 other teachers in the same city of Vale do Paraíba-SP. These schools are similar in that both are responsible for the care of children with down syndrome. The research had as instruments for data collection the interview and systematic observation, which were accompanied by a script and a field notebook. The interviews were recorded, transcribed, textualized and transcribed. The data collected were analyzed using document analysis and triangulation techniques, favoring a dialogue between the data collected, the literature review and the theoretical basis. The analysis identified that on the training of teachers, all had undergraduate and specializations in the area of inclusive education, in their statements stated that the initial training did not guarantee the preparation to work with the student with down syndrome, highlighting the importance of continuing education to work in the area. In social interactions, we verified through narratives and observations that teachers value work in groups and interact with students, both with the student with down syndrome and the other student. The values attributed to inclusive education by teachers were understood. Being that the narratives emphasized the importance of this being established by law, but also respect for diversity and need for support to the teacher - who most of the time feels alone in their doing. It is considered that the presented results are important for the understanding that the teachers' perceptions have been changed, and that they point out possibilities of learning to be worked with the student with down syndrome, contributing to the promotion of reflections on teacher education , interactions and inclusive education.
Keywords: Down, Síndrome de
Educação inclusiva
Educação especial
Professores - Formação
História oral
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5579
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Erica Andreia Cortez Monteiro.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.