Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5603
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Desenvolvimento profissional docente : perspectivas de professores da academia militar das agulhas negras |
Authors: | Almeida, Anderson Magno de, 1974- |
Abstract: | Resumo: O presente trabalho tem como tema o desenvolvimento profissional do docente em uma instituição de ensino superior militar no Brasil. Teve por objetivo investigar, a partir da perspectiva de professores da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), o processo de desenvolvimento profissional docente na instituição. O referencial teórico se apoiou em autores como Tardif (2002), Marcelo (1999, 2009, 2012), Day (2001), entre outros, os quais vêm discutindo temáticas relativas a saberes e à formação docente que contribuem para a construção do desenvolvimento profissional. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada com professores que trabalham há pelo menos um ano na Divisão de Ensino da AMAN. Recorreu-se à coleta de dados por meio de um survey com um questionário pré-elaborado composto por perguntas abertas e fechadas. As questões colocadas permitiram aos participantes discorrerem sobre suas perspectivas acerca das motivações, expectativas, desafios e superações associadas ao ingresso na instituição, bem como as possibilidades de desenvolvimento profissional, tendo em vista a especificidade da atuação docente neste nível de ensino. Os dados obtidos foram verificados por meio de análise documental e de conteúdo. Os resultados revelam que os professores possuem diversas formações acadêmicas, mas buscam constantemente atualização na sua área de atuação. Valorizam as formações planejadas pela instituição, mas se referem aos cursos de pósgraduação como os mais relevantes para o seu desenvolvimento profissional. Confirmam a importância da aprendizagem com os pares e por intermédio da experiência em sala de aula. Revelam, ainda, que o desenvolvimento profissional do docente em sua trajetória formativa na AMAN é fortemente afetado pelo contexto institucional, o que inclui as condições de trabalho, a estabilidade funcional e as perspectivas de carreira, as oportunidades de formação, internas ou externas, o clima organizacional, as situações de aprendizado coletivo, e a cooperação entre colegas. Em síntese, os professores participantes deste estudo consideram que a instituição tem sido um espaço favorável ao seu desenvolvimento profissional e que as variadas possibilidades formativas oportunizam melhores condições de atuação profissional e de compreensão do singular contexto e da cultura institucional. Abstract: The present work has as its theme the teacher professional development in a military higher education institution in Brazil. The objective of this study was to investigate, from the perspective of the Military Academy of Agulhas Negras (AMAN) teachers, the process of their professional development in the institution. The theoretical framework was supported by authors such as Tardif (2002), Marcelo (1999, 2009, 2012), Day (2001), among others, who have been discussing topics related to knowledge and teacher education that contribute to the construction of professional development. This is a research with a qualitative approach, conducted with teachers who have been working for at least one year in the Teaching Division of AMAN. Data were collected through a survey with a pre-prepared questionnaire composed of open and closed questions. The questions allowed the participants to discuss their perspectives about the motivations, expectations, challenges and overcomes associated with joining the institution, as well as the possibilities of professional development, given the specificity of the teaching performance at this level of education. The obtained data were verified through documentary and content analysis. The results show that teachers have several academic backgrounds, but they are constantly looking for an update in their field. They value the formations planned by the institution, but they refer to postgraduate courses as the most relevant for their professional development. They confirm the importance of learning with peers and through classroom experience. They also reveal that the professional development of the teacher in his / her formative trajectory in AMAN is strongly affected by the institutional context, which includes working conditions, functional stability and career prospects, internal or external training opportunities, organizational climate, collective learning situations, and peer cooperation. In summary, the participating teachers in this study consider that the institution has been a favorable space to their professional development and that the varied training possibilities offer better conditions for professional performance and understanding of the singular context and institutional culture. |
Keywords: | Academia Militar das Agulhas Negras Profissões - Desenvolvimento Militares - Ensino superior |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5603 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Anderson Magno de Almeida.pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.