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dc.contributor.advisorSantos, Roseli Albino dos, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Adriana Hellen Lima dos, 1981-pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-20T17:48:04Z-
dc.date.available2022-04-20T17:48:04Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5604-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta investigação teve como principal objetivo investigar as estratégias de ensino adotadas por professores do ensino fundamental I de uma rede municipal do litoral norte paulista que teve em suas turmas alunos com deficiência intelectual. Para a realização desse estudo, foi utilizado o método qualitativo, adequado às pesquisas de caráter exploratório. Para que a coleta de dados pudesse cumprir com os objetivos propostos foi utilizado um questionário a 24 professores de sala de recursos multifuncionais, entrevista semiestruturada a 8 professores de sala regular e observação do ambiente de estudo de um desses professores, registrados em diário de campo. Para tanto, selecionamos os professores de sala regular, indicados pelos professores especialistas das salas de recursos que atuavam na rede pública. Como pressupostos teóricos a pesquisa pautou-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski (1983) e nos trabalhos de Goffman (1988). A discussão sobre escola e diversidade teve como base teóricos como Bourdieu (2008), Candau (2003). Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977) que foram evidenciadas o conceito de deficiência e implicações nas práticas pedagógicas, a imaturidade e a lentidão como justificativa para o não aprender, o papel da memorização e da medicação no processo de aprendizagem, as estratégias de ensino direcionadas ao aluno com deficiência intelectual, a carência de apoios pedagógicos e a precaridade de recursos oferecido a estes professores. Os resultados dos estudos revelaram que as concepções de deficiência intelectual relacionada a inferioridade e incapacidade acabam refletindo em algumas práticas de ensino, a medicação é vista em alguns casos como meio alternativo para o desenvolvimento da aprendizagem, a falta de apoio como profissionais capacitados, especialistas e família é apontado como uma forma de não obter êxito no trabalho inclusivo. Apesar dos desafios apontados pelos professores, alguns profissionais demonstraram buscar caminhos pedagógicos, contextualizando os conteúdos desenvolvido na sala de aula e valorizando o potencial de seus alunos com deficiência intelectual.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research had as main objective to investigate the teaching strategies adopted by primary school teachers I of a municipal network of the north coast of São Paulo that had students with intellectual disabilities in their class. For the accomplishment of this study, the qualitative method was used, suitable for exploratory research. In order to collect the data, a questionnaire was used for 24 teachers of multifunctional resource room, semi-structured interview with 8 regular classroom teachers and observation of the study environment recorded in field diary. To do this, we selected the regular classroom teachers, indicated by the expert teachers of the resource rooms that worked in the public network. As theoretical assumptions the research was based on the historical-cultural perspective of Vygotsky (1983) and on the works of Goffman (1988). The discussion about school and diversity was based on theoretical ones such as Bourdieu (2008), Candau (2003). The technique of content analysis of Bardin (1977) was used that showed the concept of deficiency and implications in pedagogical practices, immaturity and slowness as justification for not learning, the role of memorization and medication in the learning process, the teaching strategies aimed at students with intellectual disabilities, the lack of pedagogical support and the precarious resources offered to these teachers. The results of the studies revealed that conceptions of intellectual disability related to inferiority and disability end up reflecting in some teaching practices, medication is seen in some cases as an alternative means for the development of learning, lack of support as trained professionals, specialists and family is singled out as a way to not succeed in inclusive work. Despite the challenges pointed out by teachers, some professionals have demonstrated pedagogical paths, contextualizing the contents developed in the classroom and valuing the potential of their students with intellectual disabilities.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-20T17:48:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana Hellen Lima dos Santos.pdf: 2434744 bytes, checksum: eabcb935ace0375ca4f700b5acc99a5a (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (182 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIncapacidade intelectualpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleEscolarização do aluno com deficiência intelectual : escolha de caminhos pedagógicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherLacerda, Lucelmopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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