Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5612
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Valéria Fernandes da, 1969-pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-20T17:58:19Z-
dc.date.available2022-04-20T17:58:19Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5612-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o que pensam os alunos sobre a sua formação, no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba. Para isso foi realizado uma coleta de dados com 86 alunos, através de dois instrumentos: um questionário com 17 questões (abertas, fechadas e justificadas) e uma entrevista semiestruturada, com 15 questões. Dos 86 alunos participantes, 12 alunos responderam à uma entrevista, estes alunos foram selecionados por terem uma maior participação em sala de aula. Os resultados foram analisados pelo método de núcleos de significação, de Aguiar e Ozella. Os núcleos de significação se apresentam como um método que pode colaborar para um expressivo avanço sobre o processo de constituição de sentidos e significados. É a partir dos núcleos de significação que compreendemos os significados atribuídos ao nosso objeto de pesquisa. O estudo realizado forneceu dados importantes sobre a constituição dos sentidos e significados dos alunos quanto a sua formação, o que poderá contribuir e nortear várias ações pedagógicas na instituição pesquisada.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work aims to analize that students think about their training, in the Technical Course Integrated to Secondary Educations, a Technical School in the Valley of Paraíba. For this, a data collection with eighty-six (86) students was carried out though two instruments: a questionnaire with seventeen (17) questions ( open, closed and justified) and a semi-structured interview, with fifteen (15) questions. Of the eighty-six (86) students participating, twelve (12) students responded to an interview, these students were selected because they had a greater participation in the classroom. The results were analyzed by Aguiar and Ozella's method of signification nuclei. The nuclei of signification present themselves as a method that can collaborate for an expressive advance on the process of constitution of senses and meanings. It is the part of the nuclei of meaning that we understand the meanings attributed to our research object. The study provided important data about the constitution of the senses and meanings of the students regarding their formation, wich may contribute and guide several pedagogical actions in the institution researched.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-20T17:58:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valeria Fernandes da Silva.pdf: 1257343 bytes, checksum: 5ef5e2f7a0857db7a0d365f8128229f1 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (151 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleSentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherFerini, Rosângela Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Valeria Fernandes da Silva.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.