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dc.contributor.advisorSouza, Mariana Aranha de, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorFernando, Renato Josépt_BR
dc.date.accessioned2022-05-05T23:48:45Z-
dc.date.available2022-05-05T23:48:45Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5646-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as percepções de professores e alunos do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico sobre Problem Based Learning (PBL). Problem Based Learning é considerada uma Metodologia Ativa de Aprendizagem por permitir que os estudantes coloquem em prática seus conhecimentos e habilidades para, em grupos de trabalho, resolverem problemas que envolvam casos reais. Para este trabalho, procurou-se compreender as bases teóricas que fundamentam as metodologias ativas de aprendizagem, bem como as pesquisas recentes realizadas sobre esta temática. Procurou-se também apresentar a construção teórica que envolve o conceito de interdisciplinaridade e sua prática na perspectiva escolar, uma vez que este conceito sustenta a abordagem das metodologias ativas e, mais especificamente, de PBL. Por fim, apresentou-se uma discussão acerca dos saberes docentes e das competências necessárias ao professor, no sentido de considerar o papel do professor como fundamental na condução de uma aprendizagem ativa. De abordagem qualitativa, esta pesquisa procurou responder as seguintes indagações: A metodologia ativa PBL aplicada em sala de aula comparada com o método tradicional de ensino tem sido um diferencial para os alunos enfrentarem um mercado muito mais competitivo? Os docentes sentem dificuldade na orientação desse tipo de trabalho? Como os alunos percebem seu processo de construção de conhecimento? Como população, este estudo se deteve em quatro turmas de Ensino Médio Integrado, sendo uma turma mista do 1º ano, com alunos dos cursos de Administração, Informática e Mecatrônica e uma turma para cada um desses cursos, sendo elas do 3º ano, totalizando quatro turmas. Participaram três docentes e 103 alunos. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados: a) entrevista semi-estruturada com os docentes para compreender como eles entendem a metodologia ativa PBL e b) questionário com questões fechadas e abertas para os alunos, a fim de compreender como eles percebem o processo de ensino e aprendizagem usando a metodologia PBL. As entrevistas foram transcritas, tratadas pelo software IraMuTeQ, analisadas por meio da Análise de Conteúdo e trianguladas com os dados dos questionários dos alunos. Os resultados demonstraram que os professores reconhecem a importância do trabalho com a metodologia PBL na formação dos estudantes e na sua preparação para o mercado de trabalho, por ser uma metodologia que proporciona a "mão na massa", ou seja, que os alunos se aproximem de fato da realidade que os cerca. Também apontaram que essa metodologia permite o desenvolvimento da capacidade de se trabalhar em equipe. Por outro lado, os professores apontam que carecem de formação para trabalharem sob essa perspectiva, já que exige uma constante reflexão sobre a docência, sobre o contexto e sobre suas práticas. Os alunos apontaram que a metodologia PBL desenvolveu suas habilidades de resolução de problemas ao terem que lidar com algumas tomadas de decisão durante o desenvolvimento do projeto. Afirmaram que essa prática propiciou a experiência do trabalho em equipe em que pode ser trabalhada a gestão de conflitos, o que refletiu também em um alto índice de alunos que concordaram que o projeto apresentou problemas reais objetivando uma melhor preparação para o mercado de trabalho, apesar de que a grande maioria dos alunos entrevistados não ter atuado ainda neste mercado. Acredita-se que a prática do Problem Based Learning possa ser uma possibilidade real de trabalho nas escolas de Ensino Médio e que este estudo possa ser aprofundado em estudos posteriores, a fim de compreender suas possibilidades de atuação em disciplinas do Núcleo Comum do Ensino Médio, bem como a realização em turmas mais numerosas e com professores que estão iniciando ainda nesta prática.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possuipt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-05T23:48:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renato Jose Fernando.pdf: 4754069 bytes, checksum: 339cd44489e668bc1af7c84d86fc82d6 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (205 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativa - Metodologiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleA percepção de professores e alunos do ensino médio integrado ao ensino técnico sobre Problem Based Learningpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherPereira, Marco Antonio Carvalhopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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