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dc.contributor.advisorCunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorLeckar, Angel, 1973-pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-05T23:51:26Z-
dc.date.available2022-05-05T23:51:26Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5648-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem por tema a prática educativa de docentes acerca dos conteúdos atitudinais na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro responsável pela formação dos oficiais da linha de ensino combatente. O principal objetivo deste trabalho é apreender as significações atribuídas pelos docentes da AMAN, aos conteúdos atitudinais desenvolvidos e avaliados em seus processos de ensino. Além do ineditismo apresentado sobre uma temática que vem ganhando relevância na sociedade brasileira, esse trabalho se justifica, também, pela mudança ocorrida na metodologia de ensino empregada na AMAN, quando, em 2012, o ensino orientado para o desenvolvimento de competências passou a substituir o ensino por objetivos de aprendizagem, alterando significativamente o peso atribuído aos conteúdos de aprendizagem atitudinais. Para que fosse possível a realização deste trabalho, optou-se por uma abordagem qualitativa tendo em vista a apreensão das significações atribuídas pelos docentes participantes. A amostra envolveu 60 docentes do primeiro ano da AMAN, sendo os dados colhidos por meio de formulário disponibilizado em plataforma digital ou por endereço eletrônico. A coleta dos dados ocorreu no período de fevereiro a junho de 2018, e contou com auxílio da plataforma disponibilizada no GoogleForms. Para confecção do formulário de pesquisa considerou-se os pressupostos estabelecidos por autores referência no assunto, com destaque para as obras de Antoni Zabala (1998; 2002) e Jacques Delors (1998). A análise seguiu uma perspectiva qualitativa com base na abordagem Sócio-Histórica. De posse das respostas apresentadas, procedeu-se a leituras flutuantes, onde, por similitude, completividade ou pela divergência das ideias, foram criados os pré-indicadores. Com base no mesmo processo de análise, chegou-se aos indicadores, para, após nova análise, serem estabelecidos os 5 núcleos de significação. Tendo constituído os núcleos de significação, procedeu-se a interpretação das proposições subjetivas apresentadas pelos docentes, tendo como referencial comparativo os pressupostos apresentados. Constatouse que tem sido dada grande relevância a questão atitudinal e que os processos de ensino desses conteúdos são mais complexos, exigindo um preparo mais específico por parte dos docentes. Os resultados alcançados demonstram que a AMAN valoriza o desenvolvimento atitudinal junto aos seus discentes, contando ainda com normas de ensino bem elaboradas e ferramentas específicas, em auxílio ao docente, visando o desenvolvimento e a avaliação desse tipo de conteúdo. Conclui-se, ainda, que o caráter subjetivo frente aos conteúdos atitudinais se constitui em fator de insegurança, tendo em vista a necessidade de classificar os discentes, através das avaliações, durante o processo de formação que se pauta na meritocracia. Propõe-se ações formativas continuadas, junto aos docentes, no sentido de amenizar tais inseguranças, de forma a acolher os desafios colocados pela prática educativa, tendo em vista as características tipológicas dos conteúdos atitudinais de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this study is the educational practice of teaching staff about attitudinal contents at Agulhas Negras Military Academy (AMAN), Brazilian Army teaching establishment responsible for formation of officers of the combatant education line. The main goal of this study is to understand the meanings attributed by the teachers of AMAN to the attitudinal contents developed and evaluated in its teaching process. In addition to the novelty presented on a theme that has gained relevance in Brazilian society, this work is also justified by the change in teaching methodology employed at AMAN, when in 2012 education oriented to development of competencies began to replace teaching by learning objectives, significantly altering the weight attributed to attitudinal learning contents. In order to make this work possible a qualitative approach was chosen to apprehend the meanings attributed by the participating teachers. The sample involved 60 teachers from the first year of AMAN, and the data was collected through a form provided on a digital platform or by electronic address. The data collection took place from February to June 2018 and was supported by the existing platform on the Google Forms website. For the preparation of the research form, assumptions established by reference authors in the subject were considered, with emphasis on the works of Antoni Zabala (1998; 2002) and Jacques Delors (1998). The analysis followed a qualitative perspective based on the socio-historical approach. With the answers presented, floating readings were carried out, where, by similitude, completeness or divergence of ideas, the preindicators were created. Based on the same process of analysis, the indicators were obtained, and from there, after a new analysis, the 5 cores of significance were established. After the constitution of the nuclei of signification, the subjective propositions presented by the teachers were interpreted, having, as a comparative reference, the presuppositions presented. It was found that has been given great importance to the attitudinal question and that the teaching processes of these contents are more complex, requiring a more specific preparation by the teachers. The results show that AMAN values attitudinal development among its students, using well-developed teaching standards and specific tools to aid the teaching staff, aiming at the development and evaluation of this type of content. As a conclusion, the subjective character when confronted with attitudinal contents constitutes a factor of insecurity, considering the need to classify the students, through the evaluations, during the formation process which is based on meritocracy. considering the typological characteristics of attitudinal learning contents, it is recommended to carry out continuous training actions with teachers to mitigate such insecurities in order to meet the challenges posed by educational practice.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-05T23:51:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Angel Leckar Oliveira.pdf: 1523572 bytes, checksum: 6b3f77a945161eacfd5b0ce9a779942d (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (182 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação militarpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAcademia Militar das Agulhas Negraspt_BR
dc.titleA prática educativa de docentes acerca dos conteúdos atitudinais na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherMartins, Francine de Paulopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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