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dc.contributor.advisorSantos, Roseli Albino dos, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Goretti Cristina Neves Marques Ribeiro de, 1967-pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T00:19:33Z-
dc.date.available2022-05-06T00:19:33Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5651-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Objetivou-se, neste trabalho, investigar as formas de participação das famílias ribeirinhas na escola e na vida escolar de seus filhos e os significados dados a essa participação por professores, estudantes e suas famílias. As reflexões pautaram-se nos referenciais de Bernad Lahire (1997), Bernard Charlot (2000; 2001) e Pierre Bourdieu (1997; 2000; 2003). A pesquisa, do tipo etnográfico envolvendo estudo de caso, foi desenvolvida pelos caminhos da metodologia qualitativa de investigação, instrumentalizando-se em: entrevista semiestruturada com treze estudantes, onze mães e cinco professores; observação das mães na Reunião de Pais e na Reunião do Conselho de Escola e Associação Amigos da Escola (AAE); e, coleta de informações no documento Plano Gestor. A análise e a discussão dos resultados mostraram que a escola confirma a participação das famílias na vida escolar dos filhos limitada às suas condições socioeconômicas e culturais. Também revelam que os estudantes ribeirinhos têm dificuldades na aprendizagem. Para as famílias, a falta de participação na escola decorre das condições socioeconômicas que dificultam o deslocamento. Incentivam a vida escolar dos filhos por meio da verbalização sobre a importância da escola para um futuro melhor, incentivando-os a não faltar. Para a maioria das mães, os filhos aprendem na escola. Os estudantes dos anos iniciais gostam da escola e dos conteúdos, sentem-se culpados pelos desentendimentos entre os colegas e têm pouco hábito de leitura. Já para os estudantes dos anos finais e do Ensino Médio esse gosto pela escola sofre uma decadência, com sinais de evasão e de pouco envolvimento nas atividades pedagógicas e nas relações sociais. Ainda que a escola proponha atividades para tentar recuperar as dificuldades, as defasagens, a evasão dos estudantes e eventos que promovam a participação da família na escola, deve refletir sobre a necessidade de construção de um currículo que favoreça a inclusão e a diversidade cultural, além do sentimento de pertença dessas famílias na escola. Considera-se, que haja necessidade de políticas que atendam às necessidades socioeconômicas e culturais dos ribeirinhos, visando à aquisição do conhecimento e o desenvolvimento desses estudantes, assegurando à sua integridade e dignidade. Espera-se, com este estudo, ampliar a discussão sobre a participação das famílias de comunidades singulares na escola e suas implicações nos processos escolares de seus filhos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this study was to investigate the ways in which riverside families participate in school and in the school life of their children and the meanings given to this participation by teachers, students and their families. The reflections were based on the references of Bernard Lahire (1997), Bernard Charlot (2000; 2001) and Pierre Bourdieu (1997; 2000; 2003). The ethnographic research involving the case study was developed by the qualitative research methodology of investigation, using as instrument the semi-structured interview with thirteen students, eleven mothers and five teachers; The observation of mothers at the parent-teacher conference and at the Meeting of the Board of School and Friends of the School Association (AAE); and the collection of information in the document in the Management Plan. The analysis and discussion of the results showed that the school confirms the participation of the families in the life school of children limitedly to their socioeconomic and cultural conditions. It also reveals that riverside students have learning difficulties. For the families, the lack of participation in the school is due to the socioeconomic conditions that hinds commuting. They encourage the life school of children by verbalizing on the importance of school for a better future, encouraging them not to to be absent. For most mothers, children learn at school. Students in the early years enjoy school and its contents, feel guilty for the misunderstandings among school mates and have little reading habit. Yet, the students of the final years and of the Secondary School, this taste for the school suffers a decadence with signs of school evasion and little engagement with pedagogical activities and social relations. Although the school proposes activities to try to recover these difficulties, the lags, the evasion of students and events that promote the participation of the family in the school, it must reflect on the need to build a curriculum that favors the inclusion and the cultural diversity, besides the feeling of belonging of those families at school. It is considered, therefore, that there is a need for policies that fulfills the socioeconomic and cultural needs of the riverside people, aiming the acquisition of knowledge and development of those students, ensuring their integrity and dignity. It is expected that this study will expand the discussion about the participation of the families of singular communities at school and their implications on the school processes of their children.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-06T00:19:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Goretti Cristina Neves Marques Ribeiro de Carvalho.pdf: 1416914 bytes, checksum: 98078c72e652fdebab380fc11e2187a7 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (183 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPais e professorespt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectRibeirinhospt_BR
dc.titleA relação família-escola: contexto da comunidade ribeirinha em uma escola pública estadual de umpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherGiovinazzo-Júnior, Carlos Antoniopt_BR
dc.contributor.otherÁvila, Maria Auxiliadora, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
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