Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5653
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Joana Jesus | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-06T00:22:25Z | - |
dc.date.available | 2022-05-06T00:22:25Z | - |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5653 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon. | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar e descrever as representações sociais do professor sobre o reforço escolar. A partir da perspectiva psicossocial, utilizou-se um referencial teórico interdisciplinar referente às representações sociais e ao reforço. A pesquisa foi desenvolvida em nove escolas rurais de Ensino Fundamental, localizadas em um município do Vale do Paraíba Paulista, sendo todas da rede pública municipal. A população pesquisada foi composta de professores desempenhando suas funções em salas regulares, salas de reforço e como coordenadores pedagógicos. Trata-se de estudo realizado por meio de pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, que teve como amostra 15 professores. À vista disso, foi desenvolvido um constructo de procedimentos metodológicos que envolveram: análise de documentos da escola (Plano de Ação elaborado pelos docentes e documentos referentes aos resultados de permanência/dispensa dos alunos nas aulas do reforço entre os anos 2015 e 2016), registro fotográfico dos ambientes em que as aulas do reforço foram desenvolvidas e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa. Buscou-se identificar as crenças, as atitudes e os valores dos sujeitos da amostra, sobre o objeto de pesquisa: reforço escolar. Os dados quantitativos foram tabulados, possibilitando a sua apresentação na forma de figuras e de tabelas. Os dados qualitativos, por sua vez, foram coletados a partir das respostas formuladas pelos professores nas entrevistas, cujas respostas foram mapeadas e analisadas com auxílio do software Analyse Lexicale par Contexte d'un Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE®), que permitiu a posterior análise por meio da técnica de análise de conteúdo. Para tanto, abrangeu-se os seguintes componentes de análise: Parâmetros de seleção dos alunos mediante as dificuldades apresentadas para encaminhamento ao reforço, interpretação dos professores sobre os elementos e condições que resultam em dificuldades de aprendizagem e no fracasso escolar, leitura sobre o valor e a relevância do reforço para o aluno, na perspectiva destes sujeitos. As representações sociais sobre o objeto do presente estudo caracterizam a atividade como uma prática pedagógica necessária aos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem escolar, entretanto, atribuem ao aluno e ao seu contexto sócio-econômico-cultural a responsabilidade pelo insucesso. Os fatores externos são apresentados como a principal causa destas dificuldades, nas quais o professor culpabiliza especialmente as condições de vida do aluno, a ausência da família no acompanhamento na vida escolar do estudante, interferências de natureza moral/social, falta de recursos materiais e restrição de acesso às informações. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-06T00:22:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joana Jesus Silva.pdf: 2218884 bytes, checksum: 4517ba9a2453db164e8757c0a42467dd (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online ( 226 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Reforço escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Santos, Roseli Albino dos, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Lima, Rita de Cássia Pereira, 1959- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Joana Jesus Silva.pdf | 2.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.