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dc.contributor.advisorChamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Joana Jesuspt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T00:22:25Z-
dc.date.available2022-05-06T00:22:25Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5653-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo teve por objetivo identificar e descrever as representações sociais do professor sobre o reforço escolar. A partir da perspectiva psicossocial, utilizou-se um referencial teórico interdisciplinar referente às representações sociais e ao reforço. A pesquisa foi desenvolvida em nove escolas rurais de Ensino Fundamental, localizadas em um município do Vale do Paraíba Paulista, sendo todas da rede pública municipal. A população pesquisada foi composta de professores desempenhando suas funções em salas regulares, salas de reforço e como coordenadores pedagógicos. Trata-se de estudo realizado por meio de pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, que teve como amostra 15 professores. À vista disso, foi desenvolvido um constructo de procedimentos metodológicos que envolveram: análise de documentos da escola (Plano de Ação elaborado pelos docentes e documentos referentes aos resultados de permanência/dispensa dos alunos nas aulas do reforço entre os anos 2015 e 2016), registro fotográfico dos ambientes em que as aulas do reforço foram desenvolvidas e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa. Buscou-se identificar as crenças, as atitudes e os valores dos sujeitos da amostra, sobre o objeto de pesquisa: reforço escolar. Os dados quantitativos foram tabulados, possibilitando a sua apresentação na forma de figuras e de tabelas. Os dados qualitativos, por sua vez, foram coletados a partir das respostas formuladas pelos professores nas entrevistas, cujas respostas foram mapeadas e analisadas com auxílio do software Analyse Lexicale par Contexte d'un Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE®), que permitiu a posterior análise por meio da técnica de análise de conteúdo. Para tanto, abrangeu-se os seguintes componentes de análise: Parâmetros de seleção dos alunos mediante as dificuldades apresentadas para encaminhamento ao reforço, interpretação dos professores sobre os elementos e condições que resultam em dificuldades de aprendizagem e no fracasso escolar, leitura sobre o valor e a relevância do reforço para o aluno, na perspectiva destes sujeitos. As representações sociais sobre o objeto do presente estudo caracterizam a atividade como uma prática pedagógica necessária aos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem escolar, entretanto, atribuem ao aluno e ao seu contexto sócio-econômico-cultural a responsabilidade pelo insucesso. Os fatores externos são apresentados como a principal causa destas dificuldades, nas quais o professor culpabiliza especialmente as condições de vida do aluno, a ausência da família no acompanhamento na vida escolar do estudante, interferências de natureza moral/social, falta de recursos materiais e restrição de acesso às informações.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-06T00:22:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joana Jesus Silva.pdf: 2218884 bytes, checksum: 4517ba9a2453db164e8757c0a42467dd (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online ( 226 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectReforço escolarpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleAs representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas ruraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSantos, Roseli Albino dos, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherLima, Rita de Cássia Pereira, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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