Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5656
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Análise do trabalho psicomotor no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças na educação infantil |
Authors: | Oliveira, Emerson Matos de |
Abstract: | Resumo: O presente estudo analisou os efeitos de um projeto de psicomotricidade no desenvolvimento motor e de aspectos cognitivos de crianças na Educação Infantil, em um município do vale do Paraíba Paulista. A pesquisa contou com a participação de 241 alunos com idades de quatro e cinco anos, divididos em 5 grupos (G1-participantes de um projeto de psicomotricidade, G1-A participantes de atividades extraescolares, G1-B- participantes do projeto a 24 semanas, G1-C participam do projeto a 48 semanas e G2- não participam do projeto-controle). A análise ocorreu utilizando testes motores-EDM, os quais para os aspectos cognitivos, foram utilizadas avaliações (sondagens), aplicadas pela secretaria de educação, que têm por objetivo acompanhar o desenvolvimento dos alunos da Etapa II da educação infantil, nas perspectivas de leitura oral e escrita e matemática. Para verificar as atividades praticadas fora da escola foi utilizado um questionário de controle de atividades. Em relação aos testes motores, a avaliação entre o grupo G1/G2, evidenciou resultados significativos ao G1 em motricidade global, equilíbrio e organização espacial. Entre G1-C/G1-B evidenciou resultados significativos ao G1-C em motricidade global, equilíbrio e esquema corporal. Entre G1/G1-A não evidenciou-se resultados significativos da influência do trabalho extraescolar no desempenho dos indivíduos. Em relação aos resultados cognitivos, a análise entre G1/G2 evidenciou significância em linguagem oral e escrita ao G1. Em matemática não houve significância. Entre G1-C/G1-B, evidenciou-se resultados significativos ao G1-C nas duas vertentes. Em relação ao G1/G1-A, não foram evidenciados resultados significativos. A correlação entre habilidades motoras e cognitivas, mostrou-se significativa em matemática (motricidade global) e português (motricidade global, esquema corporal e organização temporal). Resultados que demonstram a relação entre desenvolvimento motor e cognitivo. Os resultados de maneira geral demonstram um desempenho significativo aos indivíduos do projeto psicomotor, principalmente na periodização de 48 semanas do G1-C. Todavia, sugere-se que novas pesquisas acompanhem outras vertentes que compõem o desenvolvimento das crianças, e que projetos com o presente perfil sejam avaliados em grande escala. Abstract: The present study analyzed the effects of a psychomotor project on motor development and cognitive aspects of children in Early Childhood Education in a municipality in the Paraíba Paulista valley. The research involved the participation of 241 students aged four and five years, divided into 5 groups (G1-participants of a psychomotricity project, G1-A participants of extracurricular activities, G1-B participants of the project at 24 weeks, G1-C participate in the project at 48 weeks and G2- do not participate in the project-control). The analysis was performed using motor-EDM tests, which for the cognitive aspects, were used evaluations (polls), applied by the education secretary, whose objective is to follow the development of the students of Stage II of the children's education, in the perspectives of oral reading and writing and mathematics. To verify the activities practiced outside the school, an activity control questionnaire was used. Regarding motor tests, the evaluation between the G1 / G2 group, showed significant results to the G1 in global motor, balance and spatial organization. Between G1-C / G1-B showed significant results for G1-C in global motor, balance and body schema. Between G1 / G1-A, there were no significant results of the influence of out-of-school work on individuals' performance. Regarding the cognitive results, the analysis between G1 / G2 evidenced significance in oral and written language to G1. In mathematics there was no significance. Among G1-C / G1-B, significant results were shown for G1-C in the two strands. In relation to G1 / G1-A, no significant results were observed. The correlation between motor and cognitive abilities was significant in mathematics (global motricity) and Portuguese (global motricity, body schema and temporal organization). Results that demonstrate the relationship between motor development and cognitive development. The results generally demonstrate a significant performance in psychomotor project subjects, especially in the 48-week G1-C periodization. However, it is suggested that further research accompany other strands that make up children's development, and that projects with this profile be evaluated on a large scale. |
Keywords: | Psicomotricidade Cognição (psicologia infantil) Educação infantil |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5656 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Emerson Matos de Oliveira.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.