Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5659
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Clima e cultura organizacional após mudanças administrativas numa unidade escolar |
Authors: | Tunice, Lúcio Mauro da Cruz |
Abstract: | Resumo: O clima e a cultura organizacionais que permeiam uma unidade escolar, num momento de recentes mudanças administrativas, contribuem com a quebra de paradigmas vividos. A pesquisa justifica-se pela preocupação com as mudanças, com o entendimento do cotidiano escolar e ainda, como elas influenciam o clima e a cultura organizacional, bem como na qualidade do ensino ministrado em uma Unidade Escolar localizada no interior paulista que sempre foi considerada de vanguarda. Trata-se de um estudo de caso com uma abordagem qualitativa de tipo etnográfica, que buscou descrever a partir da observação da realidade as características da escola. Para a coleta de dados, foram realizadas pesquisas documentais e nos registros históricos da entidade, entrevistas semiestruturadas com os membros da comunidade escolar (equipe gestora, equipe docente e funcionários de apoio) e observação da realidade a partir de roteiro, registrada em Diário de Campo. A análise e a interpretação dos resultados foram realizadas a partir do tratamento qualitativo dos dados coletados. Assim, compreendemos como o clima e a cultura organizacional reagem diante de mudanças significativas e quais as influências na vida profissional dos envolvidos e no trabalho realizado por eles na escola, pois permitiu aos entrevistados externarem suas opiniões, expectativas e apontar situações vividas no cotidiano escolar que os motivam ou incomodam. A pesquisa permitiu uma profunda imersão na realidade da escola destacando a importância do Clima e da Cultura Organizacional como elementos fundamentais e influenciadores nas atividades escolares. Abstract: The organizational climate and culture that permeates a school unit, in a time of recent administrative changes, contribute to the breakdown of lived paradigms. The research is justified by the concern with the changes, with the understanding of school daily life, and also how they influence the climate and the organizational culture, as well as the quality of the teaching given in a School Unit located in the interior of São Paulo that has always been considered vanguard. It is a case study with a qualitative approach of ethnographic type, that sought to describe from the observation of reality the characteristics of the school. For data collection, documentary research was carried out and in the entity's historical records, semistructured interviews with the members of the school community (management team, teaching staff and support staff) and observation of reality based on a script recorded in field daily. The analysis and interpretation of the results were performed based on the qualitative treatment of the data collected. Thus, we understand how the climate and organizational culture react to significant changes and what influences the professional life of those involved and the work done by them in school, since it allowed the interviewees to express their opinions, expectations and to point out situations lived in the daily school life that motivate or inconvenience them. The research allowed a deep immersion in the reality of the school highlighting the importance of Climate and Organizational Culture as fundamental elements and influencers in school activities. |
Keywords: | Escola Cultura organizacional |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5659 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Lucio Mauro da Cruz Tunice.pdf | 5.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.