Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5659
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorTunice, Lúcio Mauro da Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T00:32:08Z-
dc.date.available2022-05-06T00:32:08Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5659-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria Teresa de Moura Ribeiropt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O clima e a cultura organizacionais que permeiam uma unidade escolar, num momento de recentes mudanças administrativas, contribuem com a quebra de paradigmas vividos. A pesquisa justifica-se pela preocupação com as mudanças, com o entendimento do cotidiano escolar e ainda, como elas influenciam o clima e a cultura organizacional, bem como na qualidade do ensino ministrado em uma Unidade Escolar localizada no interior paulista que sempre foi considerada de vanguarda. Trata-se de um estudo de caso com uma abordagem qualitativa de tipo etnográfica, que buscou descrever a partir da observação da realidade as características da escola. Para a coleta de dados, foram realizadas pesquisas documentais e nos registros históricos da entidade, entrevistas semiestruturadas com os membros da comunidade escolar (equipe gestora, equipe docente e funcionários de apoio) e observação da realidade a partir de roteiro, registrada em Diário de Campo. A análise e a interpretação dos resultados foram realizadas a partir do tratamento qualitativo dos dados coletados. Assim, compreendemos como o clima e a cultura organizacional reagem diante de mudanças significativas e quais as influências na vida profissional dos envolvidos e no trabalho realizado por eles na escola, pois permitiu aos entrevistados externarem suas opiniões, expectativas e apontar situações vividas no cotidiano escolar que os motivam ou incomodam. A pesquisa permitiu uma profunda imersão na realidade da escola destacando a importância do Clima e da Cultura Organizacional como elementos fundamentais e influenciadores nas atividades escolares.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The organizational climate and culture that permeates a school unit, in a time of recent administrative changes, contribute to the breakdown of lived paradigms. The research is justified by the concern with the changes, with the understanding of school daily life, and also how they influence the climate and the organizational culture, as well as the quality of the teaching given in a School Unit located in the interior of São Paulo that has always been considered vanguard. It is a case study with a qualitative approach of ethnographic type, that sought to describe from the observation of reality the characteristics of the school. For data collection, documentary research was carried out and in the entity's historical records, semistructured interviews with the members of the school community (management team, teaching staff and support staff) and observation of reality based on a script recorded in field daily. The analysis and interpretation of the results were performed based on the qualitative treatment of the data collected. Thus, we understand how the climate and organizational culture react to significant changes and what influences the professional life of those involved and the work done by them in school, since it allowed the interviewees to express their opinions, expectations and to point out situations lived in the daily school life that motivate or inconvenience them. The research allowed a deep immersion in the reality of the school highlighting the importance of Climate and Organizational Culture as fundamental elements and influencers in school activities.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-06T00:32:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lucio Mauro da Cruz Tunice.pdf: 5237681 bytes, checksum: 4b5f32781f861fff045131bcdf6e3420 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (102 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.titleClima e cultura organizacional após mudanças administrativas numa unidade escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAmbrosetti, Neusa Banhara, 1945-pt_BR
dc.contributor.otherBento, Maria Cristina Marcelinopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lucio Mauro da Cruz Tunice.pdf5.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.