Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5662
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Desenvolvimento da educação? : narrativas de educadores sobre o IDEB |
Authors: | Coronado, Fernanda Araujo, 1992- |
Abstract: | Resumo: Esta pesquisa tem como problemática a questão sobre quais fatores impactam os resultados do desenvolvimento da educação no ensino fundamental de um município do Vale do Paraíba levando em consideração o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB. Partindo deste problema, pretendeu-se verificar a relevância da publicação deste índice na atuação de gestoras e professoras das escolas por ele classificadas. Como objetivo central, buscou-se por meio do registro de narrativas de gestoras e professoras qual o significado que o IDEB tem para elas e quais fatores segundo elas estão associados aos resultados desse indicador. A fim de realizar esta pesquisa, foram utilizados os dados do IDEB das duas escolas com maior e das duas escolas com menor pontuação. Esta pesquisa é qualitativa, utilizando como método a história oral, cuja coleta de dados foi realizada por intermédio de entrevistas de história oral temática, na qual tais entrevistas estão pautadas nas narrativas de educadoras e segundo sua visão com relação ao problema estudado. Como objeto de estudo foram considerados os aspectos da exclusão trazidos por autores como Pierre Bourdieu e Bernard Lahire e aspectos relacionados aos fatores do fracasso escolar de Maria Helena Souza Patto. Como resultados esperados objetivou-se o levantamento de dados acerca dos significados atribuídos ao IDEB pelas educadoras e a compreensão dos fatores associados ao desempenho dos alunos, analisando a relevância deste índice em sua atuação como profissionais. Objetivou-se ainda diagnosticar a situação existente como forma de possibilitar melhorias na educação através de políticas públicas. Os objetivos dessa pesquisa foram atingidos. Os resultados encontrados quanto aos fatores intraescolares contam com aspectos positivos ligados a formações continuadas, reuniões de HTC, participação dos pais, entre outros, no caso das escolas 1 e 2. Quanto a esses mesmos fatores, todavia, nas escolas 44 e 45, observaram-se aspectos negativos como rotatividade de funcionários, licenças médicas, dificuldades de localização, etc. No que se refere aos fatores extraescolares verificaram-se nas escolas 1 e 2 perspectivas de cunho positivo em relação ao aprendizado dos alunos e, perspectivas negativas nas escolas 44 e 45, tais como a falta de suporte da família, analfabetismo, dificuldades de transporte, entre outros. No que diz respeito à relevância do IDEB na atuação de educadoras, verificou-se a importância que deram a seu trabalho, destacando a equipe como um todo e a administração, além de enfatizarem o IDEB como parâmetro norteador para melhorias. Abstract: This research has as a central problem the question about what factors impact the results of the development of the education in the fundamental education (Elementary School and Middle School) of a municipality of Vale do Paraíba. We are looking into account indicators, specifically Index of Development of the Basic Education - IDEB. Based on this problem, it was intended to verify the reflection of the publication of this index in the performance of managers and teachers of the schools classified by it. As a central objective, it was sought through the register of managers and teachers' narratives what the meaning of IDEB for them. In parallel we ask them what factors are associated with the development of education. The data from this research serve to record the narratives of these professionals about their performance, as well as relate it to the results presented by IDEB. In this way, the study is important, since the IDEB allows to measure the performance of students of basic education, in this case more specifically of elementary education and, therefore, in the development of education. In order to carry out this research, we used data from the IDEB of the two schools with the highest and the two schools with the lowest score. This research is represented as qualitative, using as oral history methodology, whose data collection was performed through thematic oral history interviews, in which such interviews are based on the educators' narratives and according to their vision regarding the problem studied. The aspects of exclusion brought by authors such as Pierre Bourdieu and Bernard Lahire and aspects related to the school failure factors by Maria Helena Souza Patto were considered as object of study. The expected results were the collection of data about the meanings attributed to the IDEB by the educators and the understanding of the factors associated to the students' performance, analyzing the impact of this index on their performance as professionals. The objective was also to diagnose the existing situation as a way to enable improvements in education through public policies. |
Keywords: | Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Fracasso escolar Desenvolvimento profissional Educação básica Educadores - Narrativas pessoais |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5662 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Fernanda Araujo Coronado.pdf | 7.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.