Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5664
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorCampana, Rosichler Maria Batista de Pradopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T00:37:26Z-
dc.date.available2022-05-06T00:37:26Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5664-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa busca investigar os desafios relacionados à aprendizagem, encontrados pelos alunos de cursos na modalidade EAD de uma Universidade do Vale do Paraíba, para que estes consigam concluir satisfatoriamente seu processo formativo. Nesse sentido, para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa, faz-se necessária a interação entre alunotutor- conhecimento mediante a autonomia exigida por esta modalidade, promovendo a aquisição das habilidades e do saber científico. Conhecer os elementos pedagógicos de interação, favorecendo a autonomia e o diálogo, verificar as dificuldades mencionadas pelos alunos, compreender as mediações pedagógicas que possam promover o aprendizado por parte dos alunos, foram motivados pelo questionamento "Quais os fatores encontrados, durante o percurso formativo na visão dos alunos matriculados em cursos na modalidade EAD, que envolvem a aprendizagem?" Para tanto, buscou-se reunir elementos para uma abordagem que contemplasse a temática pesquisada: desafios encontrados na visão de discentes de uma instituição de ensino superior do Vale do Paraíba. Estruturada como um estudo de caso. Como metodologia para este estudo foi selecionada a revisão bibliográfica, seguindo-se a aplicação de questionário on-line, elaborado com questões fechadas aos alunos de diferentes cursos na modalidade EAD oferecidos por esta Universidade. A abordagem quantitativa utilizada neste trabalho, baseia-se de acordo com o modelo de Pei-Chen Sun, Dimensões - Aluno, Professor/Tutor, Curso, Tecnologia, Modalidade EAD, Ambiente do Curso, que envolvem o processo de ensino aprendizagem. Ao realizar a análise das Dimensões, constata-se que os desafios citados pelos participantes da pesquisa estão, muitas vezes, relacionados à falta de domínio e familiaridade com o uso dos recursos tecnológicos, que, durante o percurso no processo formativo dos mesmos, faz-se necessário maior envolvimento dos discentes com a tecnologia disponibilizada pela IES, envolvimento este que engloba todos os aspectos presentes no processo de ensino aprendizagem, que são autonomia para estudo e tempo; interação entre pessoas, materiais disponibilizados e tecnologia; internet de qualidade; feedback dos professores/tutores. Esta pesquisa buscou investigar os desafios que envolvem o processo ensino aprendizagem, na visão de alunos matriculados em cursos na modalidade EAD, encontrados durante o percurso formativo. Dessa forma, as Dimensões analisadas estão interligadas, apresentando correlações significativas, evidenciando as dificuldades encontradas pelos participantes durante seu processo formativo. É preciso continuar discutindo sobre os desafios que envolvem o aprendizado dos alunos na modalidade EAD. Diversos autores, em diferentes épocas, salientam a necessidade de desenvolver espaços virtuais que viabilizem a troca de experiências, a construção do conhecimento pautado em debates, com reflexões e possibilidades de crescimento pessoal. Interagir por meio de ferramentas tecnológicas que auxiliem os integrantes da modalidade EAD, alunosprofessores- tutores, na construção e no desenvolvimento da aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research seeks to investigate the challenges related to learning, found by the students of courses in the EAD modality of a University of Vale do Paraíba, so that they can successfully complete their training process. In this sense, for learning to occur in a meaningful way, it is necessary to interact between student-tutor-knowledge through the autonomy required by this modality, promoting the acquisition of skills and scientific knowledge. To know the pedagogical elements of interaction, favoring autonomy and dialogue, to verify the difficulties mentioned by the students, to understand the pedagogical mediations that can promote the learning on the part of the students, were motivated by the questioning "What factors found, during the formative course in the view of students enrolled in EAD courses that involve learning?" In order to do so, we sought to gather elements for an approach that contemplates the researched topic: challenges encountered in the view of students from a higher education institution in the Vale do Paraíba. Structured as a case study. As a methodology for this study, the bibliographic review was selected, followed by the application of an online questionnaire, elaborated with closed questions to the students of different courses in the modality EAD offered by this University. The quantitative approach used in this work is based on the model of Pei-Chen Sun, Dimensions - Student, Teacher / Tutor, Course, Technology, EAD Modality, Course Environment, which involve the learning teaching process. When carrying out the analysis of the Dimensions, it is verified that the challenges cited by the research participants are often related to the lack of mastery and familiarity with the use of technological resources, which, during the course of the training process, it is necessary to increase the students' involvement with the technology provided by the HEI, which involves all the aspects present in the learning process, which are autonomy for study and time; interaction between people, available materials and technology; internet quality; feedback from teachers / tutors. This research sought to investigate the challenges involved in the teaching-learning process, in the view of students enrolled in EAD courses, found during the training course. Thus, the dimensions analyzed are interlinked, presenting significant correlations, evidencing the difficulties encountered by the participants during their formative process. There is a need to continue to discuss the challenges of EAD students' learning. Several authors, at different times, stress the need to develop virtual spaces that enable the exchange of experiences, the construction of knowledge based on debates, with reflections and possibilities for personal growth. Interact through technological tools that help the members of the EAD modality, students-teachers-tutors, in the construction and development of learning.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-06T00:37:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosichler Maria Batista de Prado Campana.pdf: 2778056 bytes, checksum: ac3b4a07adab0234582883c07b7a638e (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (163 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distância - EADpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleEducação a distância : desafios no percurso formativo na visão de discentes de uma universidade do Vale do Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherSantos, Carlos Alberto Moreira dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rosichler Maria Batista de Prado Campana.pdf2.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.