Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5671
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Suzana Lopes Salgadopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Patrícia Romana dept_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T21:01:27Z-
dc.date.available2022-05-06T21:01:27Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5671-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo fez-se com o propósito de analisar como as experiências docentes em escolas municipais de ensino fundamental de tempo integral contribuem no processo de construção identitária de profissionais que atuam na educação básica brasileira. Destaca-se que tal modalidade de ensino cada vez mais configura-se em cenário para o exercício de docência. Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se, como terreno geográfico, por um município do Vale do Paraíba, mantenedor de um projeto de escola integral por quase uma década em algumas das unidades escolares da sua rede. A definição da História Oral de Vida para este estudo fundamentou-se por se tratar da metodologia que mais correspondia aos anseios da pesquisa e pela oportunidade de gerar novos documentos com registros das histórias cotidianas, conferindo ao professor a ocupação protagonista nas tramas narradas. Por meio de entrevistas abertas e, concedendo voz aos docentes, lançou-se na busca da identificação dos saberes julgados como bases da sua identidade, da percepção da integralidade em suas concepções, bem como, dos elos de identificação entre estes sujeitos. As narrativas foram interpretadas com base em análise documental. A partir das vivências, compôs-se um diálogo entre as próprias narrativas e delas com os referenciais teóricos, para satisfação dos objetivos da pesquisa. Entre seus resultados, o estudo apresenta a participação das experiências no processo de escolha e exercício profissional, a colaboração do cenário de vivências na construção das identidades e a constituição de elos, saberes, dores e delícias. A valorização da profissão docente e a validação das experiências cotidianas na construção identitária foram algumas das contribuições desejadas por meio deste estudo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study was carried out with the purpose of analyzing how the teaching experiences in municipal full-time elementary schools contribute in the identity construction process of professionals who work in Brazilian basic education. It is noteworthy that this teaching modality increasingly is configured in scenario for the teaching exercise. For the research development, it was chosen, as a geographical area, a Vale do Paraíba's municipality, maintainer of a full time school project in some school units of its network for almost a decade. The definition of Life's Oral History as the methodology for this study was aligned to the yearnings of this research and to the opportunity to generate new documents with records of the daily histories, giving to the teacher the occupation protagonist in the narrated plots. Through open interviews, and giving voice to the teachers, it was started the search for identification of the knowledge judged as the teachers identity basis, the perception of integrality in their conceptions, as well as the identification links between them. The narratives were interpreted based on documentary analysis. From the experiences, a dialogue was established between the narratives themselves and the theoretical references, for the satisfaction of the research objectives. Among the results obtained, the study presents the participation of the experiences in the process of choice and professional practices, the experiences scenario contribution to the identity construction and the constitution of links, knologes, saddens and delights. The teaching profession valorization and the daily experiences validation in the identity construction were some of the desired contributions of this work.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-06T21:01:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patricia Romana de Oliveira.pdf: 5242558 bytes, checksum: 9e85c41fadc2739187effd8c3f328fcc (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (294 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.titleHistórias vividas, identidades construídas : experiências docentes com a educação integralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSouza, Mariana Aranha de, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherOsman, Samira Adelpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Patricia Romana de Oliveira.pdf5.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.