Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5672
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Suzana Lopes Salgado | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Pedro Henrique, 1977- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-06T21:03:43Z | - |
dc.date.available | 2022-05-06T21:03:43Z | - |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5672 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro. | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Neste trabalho, a pesquisa foi desenvolvida em torno das questões de identidade e diversidade de gênero, porém, estes temas são levados para o contexto escolar, onde são analisadas as narrativas dos professores - bem como suas práticas - sobre essas questões. Através da transcrição de cinco entrevistas realizadas junto aos docentes de uma escola pública municipal de ciclo II do Ensino Fundamental de uma instância turístico-religiosa do Vale do Paraíba/SP, tendo como metodologia a história oral temática, as questões de gênero e identidade são contextualizadas à luz da legislação sobre o assunto e de diferentes temáticas que embasam esse trabalho: estudos culturais sobre diversidade, sexualidade, identidade, estigma, preconceito, família, disciplina, performatividade, entre outros, bem como de trabalhos acadêmicos produzidos nos últimos cinco anos abordando essas questões. Dessa forma, espera-se contribuir para uma atitude mais acolhedora e tolerante no ambiente escolar, sobretudo com aqueles que têm uma orientação sexual que foge ao padrão da heteronormatividade vigente. A análise dos resultados dessa pesquisa demonstra que falta formação aos docentes quanto às questões de gênero e das múltiplas identidades dele decorrentes e que, por isso, tais questões ainda são silenciadas no cotidiano escolar: a questão existe, faz parte da realidade escolar e se torna cada vez mais frequente; porém, sua abordagem ainda é realizada de modo superficial, ou seja, que não é condizente com toda a gama de informações e, consequentes encaminhamentos que a temática demanda. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In this work, the research was developed around issues of gender identity and diversity, however, these themes are taken to the school context, where teachers' narratives - as well as their practices - are analyzed on these issues. Through the transcription of five interviews carried out with the teachers of a municipal public school of cycle II of Elementary School of a tourist-religious instance of Vale do Paraíba / SP, using thematic oral history methodology, the issues of gender and identity are contextualized Cultural studies on diversity, sexuality, identity, stigma, prejudice, family, discipline, performativity, among others, as well as the academic works produced in the last five years addressing these issues. questions. Thus, it is hoped to contribute to a more welcoming and tolerant attitude in the school environment, especially with those who have a sexual orientation that goes beyond the prevailing heteronormativity standard. The analysis of the results of this research shows that there is a lack of training of teachers on the issues of gender and of the multiple identities that arise from them, and that, therefore, these questions are still silenced in the school routine: the issue exists, is part of the school reality and becomes Increasingly frequent; However, its approach is still carried out in a superficial way, that is, that is not consistent with the full range of information and consequent referrals that the thematic demands. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-06T21:03:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pedro Henrique Vieira.pdf: 2540708 bytes, checksum: bafc4c74c254766bf1a34ef6b762a2ec (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (182 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero na educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.title | Identidade de gênero na escola : estigma e diversidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Abdala, Rachel Duarte, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Kamensky, Andrea Paula dos Santos Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Pedro Henrique Vieira.pdf | 2.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.