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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5680
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Professor e autonomia à luz do espelho : reflexos convergentes? : o discurso de professores-tutores de Ensino Médio do Programa Ensino Integral da rede oficial do Estado de São Paulo |
Authors: | Castro, Cristiane Sampaio de Almeida, 1970- |
Abstract: | Resumo: As concepções de autonomia dos professores-tutores de Ensino Médio ligados ao Programa Ensino Integral (PEI) proposto pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e seu nível de convergência com os fundamentos basilares das diretrizes do programa estadual na busca da percepção da própria condição de autonomia docente caracteriza o foco de investigação desta pesquisa. Como pressupostos teóricos principais recorre-se a Freire, Morin, Gadotti, Perrenoud e Rios. Para o cumprimento dessa tarefa, utilizou-se o método qualitativo, adequado a pesquisas de cunho exploratório, hermenêutico (interpretativo) e fenomenológico. Como sujeitos, quinze professores-tutores representantes de duas escolas situadas em dois diferentes municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Para as entrevistas semiestruturadas, houve um roteiro de questões abertas. A análise dos dados seguiu os seguintes passos metodológicos: a 'descrição fenomenológica', com o objetivo de retratar o que é considerado como experiência consciente do entrevistado/sujeito; a 'redução fenomenológica', com a elaboração de reflexão sobre os conteúdos que compõem a descrição; a 'interpretação fenomenológica', com estágios de natureza hermenêutica (interpretativa). Os resultados indicam que o uso da 1.ª pessoa do singular (eu) presente nos discursos representa um marco discursivo da enunciação sobre a autonomia, mas não a fusão do 'eu' que fala com o 'eu' que se é (em suspenso); há a dificuldade do 'assumir-se' na condição anterior ao ser professor, que é a de ser pessoa que fala do que faz realmente como presença no mundo e que se reconhece como si própria. A quase totalidade dos sujeitos, discorre sobre a autonomia a partir de aspectos da empiria, com recortes de fundamentos filosóficos do conceito e afirma convergir suas visões com as diretrizes do PEI (dimensão teórica). Dividem-se eles entre apropriar-se explicitamente de sua condição de autonomia frente aos compromissos assumidos, negá-la, relativizá-la e discursar a partir de justificativas que permitem inferir a necessidade de desculpar o sentimento de desapropriação recorrente dessa condição, dependendo do quanto se sentem pressionados pelas tarefas por que devem responder sob pena de exclusão do Programa e a partir do quanto, em termos documentais, as diretrizes do PEI distanciam-se do contexto 'estonteante' em que se concretizam (dimensão prática). Contudo, o tempo de convivência escolar, a dedicação do corpo docente, a tutoria e a elaboração do Projeto de Vida evidenciam a existência de compromisso de todos com as ações possíveis a uma prática docente formadora da autonomia discente, do desenvolvimento de protagonismos, assim como no de ações solidárias. A visão crítica que desenvolvem quanto ao não cumprimento de muitas das condições basilares da proposta inicial objetiva a sedimentação do Programa a despeito das interferências ideológicas e políticas. Para os professores-tutores, o PEI se torna via para a transformação da educação. A responsabilidade e comprometimento com os resultados e metas traçados é visível, mas a condição de 'fazedores' apartados do processo reflexivo e do apoderamento da palavra 'trans'-formadora - do signo que se faz fenômeno na vida - é um risco sempre ao alcance do passo seguinte. Abstract: The purpose of this project is to investigate the concepts of autonomy of high school tutors assigned to the new Integral Education Program (IEP) proposed by Secretary of Education of the State of São Paulo and their level of convergence with the basic fundamentals of the guidelines of the state program which should be achieved in the teaching method. As a theoretical framework for thinking about autonomy, it resorts to Freire, Morin, Gadotti and Perrenoud and Rios as main references. To fulfill this task, it will be used the qualitative method, suitable for exploratory research, hermeneutical (interpretive) and phenomenological. As subjects, fifteen teachers-tutors representing two schools located in two different municipalities of the Metropolitan Region of Vale do Paraíba. For semi-structured interviews, was applied a script of open questions. Data analysis followed the successive methodological steps: a 'phenomenological description', in order to portray what is considered as a conscious experience of the respondent/individual; the 'phenomenological reduction', with the elaboration of a reflection on the contents that make up the description; the 'phenomenological interpretation', with stages of hermeneutics nature (interpretative). The results indicate that the use of the 1st person singular (I) present in the speeches represents a discursive framework of the enunciation on autonomy, but not the fusion of the 'I' that speaks with the 'I' that is itself (in suspense). There is the difficulty of 'assuming oneself' in the previous condition of being a teacher, that of being a person who speaks of what he really does as a presence in the world and who recognizes himself. Almost all of the subjects discuss autonomy from aspects of empiricism, with cuts of philosophical foundations of the concept and affirms to converge their visions with the foundations and directives of the IEP (theoretical dimension). They divide themselves between explicitly appropriating their condition of autonomy in the face of their commitments, denying it, relativizing it and discourse based on justifications that allow us to infer the need to excuse the feeling of expropriation recurring from this condition, depending on how much they feel pressured by the tasks they are called upon to undertake under penalty of exclusion from the Program and from how much, in documentary terms, the guidelines IEP distance themselves from the 'dazzling' context in which they come to fruition (practical dimension). However, the time of school life, the dedication of the teaching staff, the tutoring and the elaboration of the Life Project evidence the existence of commitment of all with the possible actions to a teaching practice that forms the student autonomy, the development of protagonism, as well as in solidarity actions. The critical vision they develop to not fulfilling many of the basic conditions of the initial proposal aims to the consolidation of the Program despite the political and ideological interferences. For the tutor-teachers the IEP turns into the pathway to transform the education. The responsibility and the commitment with the results and the goals established it is noticeable, but the condition of "doers" apart from the thinking process and the empowerment of the word "trans"-forming, the sign which makes sense in life - it is a risk always to the reach of the next step. |
Keywords: | Educação integral Ensino médio Autonomia |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5680 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
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