Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5683
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Projetos Interdisciplinares a partir do uso das TIC : desafios e possibilidades na percepção dos professores |
Authors: | Santos, Leonardo Alex dos, 1994- |
Abstract: | Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar quais os desafios e as possibilidades em realizar projetos interdisciplinares a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Foram investigados os professores que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede municipal de ensino de um município pertencente ao litoral norte do estado de São Paulo, a fim de compreender o que estes professores compreendiam por projetos interdisciplinares, se utilizavam as Tecnologias da Informação e Comunicação em suas aulas e, se utilizavam quais eram e como o faziam. Para isso, este estudo se configurou a partir de uma perspectiva qualitativa, utilizando como instrumentos de pesquisa para a coleta de dados um questionário online, aplicado com todos os docentes e entrevista semiestruturada, aplicada com duas docentes. Foram utilizados como referencial teórico para esta pesquisa os estudos acerca da Interdisciplinaridade e da atitude interdisciplinar, das Tecnologias da Informação e Comunicação, dos Saberes Docentes e da Profissionalidade Docente. Os resultados demonstraram que refletir sobre a Interdisciplinaridade é sempre um grande desafio, pois exige superar uma compreensão fragmentada do conhecimento; as professoras possuem um conhecimento relacionado à Interdisciplinaridade Escolar, partindo do conceito de disciplinas curriculares e de sua relação quanto às atividades educativas; os projetos que as professoras realizam possuem uma perspectiva interdisciplinar e propiciam o trabalho em parceria, a pesquisa e formação integral dos alunos. Quanto ao uso de Tecnologias, os resultados demonstraram que vídeos, computadores e celulares são os recursos mais utilizados em sala de aula, com ou sem acesso a internet, mas que muitas vezes o seu não ou mal funcionamento impedem a realização de atividades; que vivemos em uma revolução digital e que escola precisa incorpora-la e suas práticas, proporcionando, igualmente, uma formação tecnológica de professores. Por fim, evidenciou-se a necessidade de uma formação tecnológica de professores, que caminhe tanto no sentido de se ensinar a usar as ferramentas, como em discutir as possibilidades diversas de interação e de produção de conhecimento tecnológico. Abstract: Não possui. |
Keywords: | Interdisciplinaridade Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Professores - Formação |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5683 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Leonardo Alex dos Santos.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.