Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5683
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Mariana Aranha de, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Leonardo Alex dos, 1994- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-06T23:07:10Z | - |
dc.date.available | 2022-05-06T23:07:10Z | - |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5683 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar quais os desafios e as possibilidades em realizar projetos interdisciplinares a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Foram investigados os professores que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede municipal de ensino de um município pertencente ao litoral norte do estado de São Paulo, a fim de compreender o que estes professores compreendiam por projetos interdisciplinares, se utilizavam as Tecnologias da Informação e Comunicação em suas aulas e, se utilizavam quais eram e como o faziam. Para isso, este estudo se configurou a partir de uma perspectiva qualitativa, utilizando como instrumentos de pesquisa para a coleta de dados um questionário online, aplicado com todos os docentes e entrevista semiestruturada, aplicada com duas docentes. Foram utilizados como referencial teórico para esta pesquisa os estudos acerca da Interdisciplinaridade e da atitude interdisciplinar, das Tecnologias da Informação e Comunicação, dos Saberes Docentes e da Profissionalidade Docente. Os resultados demonstraram que refletir sobre a Interdisciplinaridade é sempre um grande desafio, pois exige superar uma compreensão fragmentada do conhecimento; as professoras possuem um conhecimento relacionado à Interdisciplinaridade Escolar, partindo do conceito de disciplinas curriculares e de sua relação quanto às atividades educativas; os projetos que as professoras realizam possuem uma perspectiva interdisciplinar e propiciam o trabalho em parceria, a pesquisa e formação integral dos alunos. Quanto ao uso de Tecnologias, os resultados demonstraram que vídeos, computadores e celulares são os recursos mais utilizados em sala de aula, com ou sem acesso a internet, mas que muitas vezes o seu não ou mal funcionamento impedem a realização de atividades; que vivemos em uma revolução digital e que escola precisa incorpora-la e suas práticas, proporcionando, igualmente, uma formação tecnológica de professores. Por fim, evidenciou-se a necessidade de uma formação tecnológica de professores, que caminhe tanto no sentido de se ensinar a usar as ferramentas, como em discutir as possibilidades diversas de interação e de produção de conhecimento tecnológico. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-06T23:07:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leonardo Alex dos Santos.pdf: 1520102 bytes, checksum: f6d34dcc86a20ffbd6fb0963ff54d679 (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (158 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Projetos Interdisciplinares a partir do uso das TIC : desafios e possibilidades na percepção dos professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Taino, Ana Maria dos Reis | pt_BR |
dc.contributor.other | Yared, Ivone | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Leonardo Alex dos Santos.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.