Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5686
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Suzana Lopes Salgado | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendes, Eliana Sodré | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-06T23:11:08Z | - |
dc.date.available | 2022-05-06T23:11:08Z | - |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5686 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho visa refletir sobre narrativas de professores acerca da prática docente em relação à educação de relações raciais. A escola é um espaço de produção de identidades e de ressignificações subjetivas de estudantes e docentes, daí a importância de reflexões sobre o tema, discutindo paradigmas e práticas tradicionais em seu cotidiano. O referencial teórico para reflexão é o dos estudos culturais com foco na análise do currículo compreendido como espaço de construção de identidades múltiplas, plurais e diversas. Nesse sentido discorremos sobre política educacional e seu reflexo no cotidiano escolar, a partir das diretrizes de base nacional para a educação de relações étnico-raciais pautadas em três princípios: consciência política e histórica da diversidade; fortalecimento de identidades e direitos e de ações educativas no combate ao racismo e à discriminação. Entrevistas de história oral temática foram realizadas com foco na documentação da prática docente acerca dos procedimentos didáticos e metodológicos em relação à educação de relações raciais. Os sujeitos dessa pesquisa são professores - na função de orientador ou coordenador pedagógico, ou em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental. A metodologia aplicada de análise das narrativas tem como referencial a análise de discurso, a partir de três instâncias de formação discursiva: o processo de formação e desenvolvimento profissional docente; a gestão didática de conteúdos e o posicionamento pessoal frente à temática em foco. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-06T23:11:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eliana Sodre Mendes.pdf: 2051919 bytes, checksum: 01b46496f403bc22097b2efe2a7aa32e (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online ( 143 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação - Relações raciais | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.title | Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Santos, Lourival dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Eliana Sodre Mendes.pdf | 2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.