Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5694
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | Universitários e aposentadoria = estudantes de psicologia e o preparo financeiro para o futuro |
Other Titles: | College students and retirement: psychology students and financial preparation for the future |
Authors: | Ferreira, Daniela de Almeida Gonçalves, 1996- |
Abstract: | Resumo: O dinheiro está presente em várias esferas da vida do ser humano, para questões de sobrevivência, lazer e também para qualidade de vida. Atualmente no Brasil o número de inadimplentes está cada vez maior, principalmente entre jovens adultos por 20 e 34 anos e que possuem graduação completa ou incompleta. Frente à problematização, esta pesquisa objetivou compreender como os jovens adultos estudantes de Psicologia estão se preparando para a sua futura aposentadoria. E os objetivos específicos são: compreender as expectativas financeiras dos jovens adultos universitários de Psicologia quando atingirem a velhice; compreender como os jovens adultos universitários de Psicologia estão se preparando para a futura aposentadoria; identificar como o jovem adulto universitário de psicologia entende sobre aposentadoria e comparar como os estudantes de psicologia do primeiro e último ano preparam a aposentadoria. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa que teve como participantes jovens adultos entre 20 e 35 anos que estudam Psicologia na Universidade de Taubaté, estando no primeiro ou no último ano da graduação seja no período noturno ou integral. A pesquisa qualitativa contou com cinco participantes e a pesquisa quantitativa contou com 43 participantes. O instrumento utilizado na pesquisa qualitativa foi a entrevista semiestruturada e na pesquisa quantitativa foi utilizado o questionário online disponível no período de um mês. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para Adultos antes da realização da entrevista e do questionário. Ao final da entrevista e do questionário, foi preenchido um perfil sócio econômico da pessoa entrevistada. A coleta, na pesquisa qualitativa, cessou quando os dados foram saturados. A análise de dados baseou-se nos registros, os quais foram posteriormente segmentados de forma relevantes, significativa e por categorias, a fim de elucidar e interpretar os resultados obtidos pela pesquisa. Dentre os principais resultados, os entrevistados consideraram a aposentadoria como o princípio de disponibilidade para mais atividades de lazer, como viagens e passeios, desfrutar a vida, ter liberdade de tempo e de dedicação a si mesmo, acreditando também que a aposentadoria representa estabilidade financeira e qualidade de vida. Entretanto, a maioria dos universitários, seja do primeiro ano ou do último ano, não planejam sua aposentadoria. Por fim, este estudo disponibiliza importantes evidências a respeito da visão de jovens universitários sobre aposentadoria, os quais a consideram essencial para o futuro, porém não a planejam no presente. Em outras palavras, trata-se de um alerta a respeito da importância de se estabelecer uma educação financeira consolidada, para que os jovens possam estar melhor estruturados monetariamente para sua velhice. Abstract: Money in general is present in a range of spheres of human life, being essential for survival, leisure and quality of life. Currently, in Brazil default rates are increasing, especially among young adults from 20 to 34 years who have completed or not graduation. Considering this scenario, this study evaluated how young Psychology students are preparing themselves for their future retirement. For this reason, this study consists in comprehending the financial expectations of young Psychology students considering their ageing and analysing how this population is preparing their future retirement. Moreover, identifying and comparing the vision of young first-year and final-year undergraduate students of Psychology about retirement and comparing the means they have to get prepared for it. This is a quantitative and qualitative study, in which young adults between 20 and 35 years who study Psychology at the University of Taubate (first-year and final-year students, who study at night or full day) were interviewed. Semi-structured interview and online questionnaire available for one month were performed. Participants signed the Adults Informed Consent Form prior to the interview and questionnaire. At the end of the interview and questionnaire, a socioeconomic profile of the interviewed student was completed. In the qualitative section, data collection finished when saturated. Data analysis were based on the obtained records and afterwards, they were fragmented in order to evaluate and clarify different aspects and categories of the study. Among the main results, the interviewed students considered that retirement means performing more leisure activities, such as travels and trips, enjoying life, having freedom and available time, financial stability and quality of life. In the other hand, most students, from both first-year and final-year have never planned their retirement. In conclusion, herein strong evidences are provided about young undergraduate students. vision about retirement, who consider it essential for the future, but do not plan anything about it at the present time. In other words, we demonstrate the importance of establishing a consolidated financial education so that young people can be better monetarily structured for their ageing. |
Keywords: | Aposentadoria Educação financeira Alunos de psicologia |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5694 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | Psicologia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG_Daniela de Almeida Goncalves Ferreira_Psicologia_2019.pdf | 2.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.