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metadata.dc.type: Dissertação
Title: As redes sociais como ferramentas de comunicação mercadológica para segmentos de públicos regionais : um caso de produtos de bens de consumo
Other Titles: The Social Networks as a Tools for Marketing Communication for Regional Public Segments: A Case of Products Consumer Goods.
Authors: Rosa, Gustavo Ribeiro
Abstract: Resumo: As redes sociais digitais são, atualmente, um importante meio de comunicação que pode ser utilizado pelas empresas como ferramenta para divulgar produtos e serviços. Apesar do alcance global da mídia Internet, essas redes permitem uma interação mais próxima com segmentos específicos de públicos, possibilitando um canal de comunicação direto com grupos que se formam a partir de interesses comuns. Estimular a formação de grupos em torno de produtos, serviços ou marcas é uma estratégia de comunicação mercadológica. Esta dissertação teve como objetivos: analisar se houve aumento das vendas da linha de produtos devido à participação das redes sociais digitais, divulgando e incentivando a compra, compreender os aspectos de relacionamentos com os clientes, tais como confiança e fidelidade, mensurar os investimentos necessários para a implementação de uma página em tais redes e discutir o uso de redes sociais digitais para públicos regionais. Com base nos dados coletados, por meio do método de um estudo de caso, de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Analisando-se os resultados obtidos, foi possível verificar na primeira ação publicitária, a campanha 'Ultra-light', que ocorreram aumento no volume das vendas, de uma determinada linha de produtos, devido a forte divulgação nas redes sociais digitais e voltando aos patamares normais de volume de vendas após o encerramento da campanha. Sendo possível sua aplicação para um determinado público regional, como foi a utilização da campanha no município de São Paulo e dirigida a um cliente específico de rede de farmácias. A segunda ação publicitária, a campanha 'Carinho Inspira Carinho', permitiu verificar o fortalecimento do relacionamento com os clientes por meio das ações nas redes sociais digitais, onde diversos formatos de comunicação foram aplicados e foi possível identificar com o uso de métricas de marketing, o planejamento ideal para as mensagens de maior aceitação e de menor custo. E finalmente verificou-se os investimentos necessários para a criação de uma página nas redes sociais, que mesmo não sendo alto e trazendo vantagens em seu uso, não tem atraído os empresários, por questões de receio da efetividade deste veículo de comunicação e baixa prioridade no planejamento estratégico.
Abstract: The social networks are currently an important means of communication that can be used by companies to advertise products and services. Despite the global reach of the Internet media, these networks allow closer interaction with specific segments of the public, allowing a direct channel of communication with groups that are formed from common interests. Encouraging the formation of groups around products, services or brands is a marketing communication strategy. This dissertation aimed to: examine whether there was an increase in sales of the product line due to the participation of digital social networks, disseminating and encouraging the purchase, understand the aspects of customer relationships, such as trust and loyalty, measure the investment required for the implementation of a page in such networks and discuss the use of digital social networks for regional public. Based on data collection through method of one case study, literature review and desk research, with qualitative approach and exploratory level. Analyzing the results, we found in the first case study in the campaign 'Ultra-light' that there was an increase in the volume of sales of a particular product line, due to the strong disclosure in digital social networks and returning to normal levels of sales volume after closure. Being possible its application to a particular regional public, as was the use of the campaign in the city of São Paulo and directed to a specific customer network pharmacies. The second case study, the campaign 'Care Inspire Care', verified strengthening the relationship with customers by means of actions in digital social networks, where multiple communication formats were used and were identified with the use of metrics marketing, planning ideal for messages greater acceptance and less costly. And finally verified the necessary investments to create a page on digital social networks, which although not high and bringing proven advantages in use, it hasn't attracted entrepreneurs, for reasons of fear of effectiveness of communication vehicle and low priority in the strategic planning.
Keywords: Marketing digital
Propaganda regional
Marketing de redes sociais
Redes sociais digitais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/574
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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