Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/575
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarniello, Mônica Franchipt_BR
dc.contributor.authorSoares, Angela Mariapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-22T17:47:48Z-
dc.date.available2019-08-22T17:47:48Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/575-
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Moacir José dos Santospt_BR
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Mônica Franchi Carniellopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2016.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O compartilhamento das informações no ambiente organizacional é um elemento relevante para a geração e a introdução de novos conhecimentos. O objetivo deste estudo foi identificar os componentes da colaboração coletiva: mídia social, comunidade e propósito na gestão do Instituto Federal de Ensino Superior. Para atingir os objetivos do trabalho foi adotada, estrategicamente a "triangulação" de três tipos de pesquisa que se complementam em seus objetivos e técnicas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documento e pesquisa qualitativa, por tratar-se de um estudo de caso. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de abordagem quali-quantitativa, com delineamento de estudo de caso. Na Análise Documental - a caracterização do instituto e avaliação de desempenho institucional com a compilação das avaliações que geraram as notas de desempenho por fração funcional realizada em 2014. Quanto à percepção dos gestores em relação ao uso dos canais de comunicação foram encaminhados 96 questionários. Pesquisa concluída com o retorno de 80 questionários que equivale a 83,3% do total. A percepção dos gestores em relação ao uso dos canais de comunicação também foi discutida. Nos resultados e análise temática foram examinadas as trocas ocorridas no Office Communicator para o desenvolvimento da campanha colaborativa de qualidade de vida. A cada assunto trazido à mesa virtual de debates, mais pessoas eram conectadas e convidadas a entrar na discussão. A importância hoje não está mais no Know how (saber fazer), mas, sim no Know Who (quem sabe). Assim este trabalho abordou as redes de colaboração internas sob a perspectiva do processamento humano da informação e do capital social, bem como dos suportes de comunicação online que ampliam sua utilização das organizações.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The sharing of information in the organizational environment is a relevant element for generation and the introduction of new knowledge. The aim of this study was to identify the components of collective collaboration: social media, community and purpose in the management of the Federal Institute of higher education. To achieve the objectives of this work was adopted, strategically the triangulation of three types of research that are complementary in their objectives and techniques:bibliographical research, document research and qualitative research, as a case study. The research is characterized as descriptive, qualitative-quantitative approach, with case study design. In the documentary analysis – the Institute's characterization and evaluation of institutional performance with the compilation of the evaluations that have generated the performance notes for functional fraction held in 2014. As for the perception of managers regarding the use of the channels of communication were sent 96 questionnaires. Research completed with the return of 80 questionnaires which equals 83,3%. The perception of managers regarding the use of the channels of communication was also discussed. The results and thematic analysis were examined the trading occurring in Office Communicator for the development of collaborative quality-of-life campaign. Every issue brought to the virtual table of debates, more people were connected and invited to join in the discussion. The importance today is no longer in the know-how (Knowledge), but in the know who (who knows). So this work addressed internal collaboration networks from the perspective of the human information processing and social capital, as well as online communication media that extend their use inside organizations.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-22T17:47:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Angela Maria Soares_seg.pdf: 8093508 bytes, checksum: 761405aa933d63b3e86197a030b31dcc (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.format.extent173 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleRedes internas de colaboração : gestão do conhecimento e fluxos de comunicação em um Instituto Federal de Ensino Superior em São José dos Campospt_BR
dc.title.alternativeInternet Networks of Collaboration: Knowledge Management and Communication Flows in an Institute of Higher Learning in São José dos Campos.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSantos, Moacir José dospt_BR
dc.contributor.otherVelloso, Viviane Fushimipt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Edson Aparecida de Araújo Queridopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Angela Maria Soares_seg.pdf7.9 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons