Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5924
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | O ensino de advérbio e a prática de análise linguística |
Authors: | Ferrari, Isadora Machado Silva, 1999- |
Abstract: | Resumo: O presente trabalho trata o ensino do advérbio focando a prática de análise linguística no Ensino Fundamental II. O que justifica a escolha do tema é o fato de que os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC - (BRASIL, 2018) propõem, ao menos na parte de fundamentação teórica, o ensino de Língua Portuguesa a partir de uma abordagem mais atualizada para ensinar conteúdos gramaticais na escola, pois o ensino tradicional de língua tem enfoque apenas na no ensino da gramática padrão descontextualizada, na decoração de regras, classificações e nomenclaturas. A partir dos anos 1980, surgem discussões nos estudos linguísticos a respeito da necessidade de uma mudança no jeito de estudar gramática. Os PCN e a BNCC adotaram as propostas dos linguistas e as chamaram de prática de análise linguística, com a ideia de que os alunos necessitam refletir mais sobre o uso de língua. Entretanto, os livros didáticos atuais não trazem muitos exercícios que atendam à prática de análise linguística. Além da escassez de material didático, os professores não têm exemplos nos documentos prescritivos de como fazer isso. Considera-se ainda que os advérbios são pouco estudados se compararmos a ênfase que geralmente se dá às classes de palavras variáveis. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa é contribuir para o ensino de advérbios no Ensino Fundamental II, numa perspectiva de prática de análise linguística, e os objetivos específicos são investigar o que a BNCC propõe a respeito do ensino de advérbio no Ensino Fundamental II e elaborar atividades de análise linguística sobre o uso dos advérbios para alunos dos 6º ao 9º anos. Para o desenvolvimento deste trabalho, são consultados estudos sobre tipos de gramática e análise linguística e sobre ensino de língua portuguesa, bem como gramáticas normativas para levantar o que elas dizem sobre o advérbio. Os procedimentos metodológicos incluem revisão bibliográfica, análise de documento oficial e proposta de atividade. Os resultados obtidos apontam para uma abordagem sociointeracionista defendida pela BNCC, em que a prática de análise linguística/semiótica alinha-se à concepção de Geraldi e expandindo os conceitos de estudo de língua e para a elaboração de atividades com o gênero textual Tirinhas em que os aspectos trazidos na BNCC e os conceitos de Análise Linguística estão trabalhando juntos, resultando em uma atividade que os alunos tem aprendizado integral da língua. Abstract: The present study deals with the teaching of the adverb focusing on the practice of linguistic analysis in Elementary School. What justifies the choice of the topic is the fact that the Parâmetros Nacionais Curriculares - PCN - (Brasil, 1998) [National Curriculum Parameters] and the Base Nacional Comum Curricular - BNCC - (BRASIL, 2018) [Common National Curriculum Base] propose, at least in the theoretical foundation part, teaching of Portuguese Language from a mor up-to-date approach to teaching grammatical contents at school, as traditional language teaching focuses only on teaching decontextualized standard grammar, decorating rules, classifications and nomenclatures. Since the 1980s, discussions arise in linguistic studies regarding the need for a change in the way of studying grammar. The PCN and BNCC adopted the proposals of the linguistics and called them the practice of linguistic analysis, with the idea that students need to reflect more on the use of language. However, current textbooks don't provide many exercises that suit the practice of linguistic analysis. In addition to the scarcity of teaching material, teachers don't have examples in prescriptive documents on how to do this. Adverbs are still considered poorly studied if we compare the emphasis generally given to variable word classes. Thus the general objective of this research is to contribute to the teaching of adverbs in Elementary School, from a perspective of linguistic analysis practice, and the specific objectives are to investigate what BNCC proposes about the teaching of adverbs in Elementary School and to elaborate activities od linguistic analysis on the use of adverbs for students fro 6th to 9th grades. For the developtment of this work, studies on types of grammar and linguistic analysis and on Portuguese Language teaching are consulted, as well as normative grammars to raise what they say about the adverb. Methodological procedures include bibliographic review, official document analysis and activity proposal. The results obtained point to a socio-interacionist approach defended by the BNCC, in which the practice of linguistic/semiotic analisys is aligned with Geraldi's conception, expanding the concepcts os language study and elaboration of activities with textual genre Tirinhas in which the aspects brought into the BNCC and the concepts of Linguistic Analysis are working together, resulting in an activity where students learn the entire language. |
Keywords: | Análise linguística Língua portuguesa Base Nacional Comum Curricular Língua portuguesa - Estudo e ensino Ensino fundamental |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5924 |
Issue Date: | 2021 |
Appears in Collections: | Letras - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Isadora Machado Silva Ferrari.pdf | 590 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.