Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5925
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: O ensino híbrido como uma possibilidade : a reinvenção do cotidiano escolar
Authors: Simão, Ana Júlia, 1998-
Barreira, Eduarda Domingos, 2000-
Abstract: Resumo: O presente trabalho surge a partir do contexto social em que o mundo passou a viver devido à pandemia da Covid-19, no qual a educação passou por diversos desafios e mudanças de forma geral, exigindo agilidade nas tomadas de decisões e reformulação das práticas pedagógicas. Em atenção de adaptação vivenciada por governos, escolas e famílias pensou-se como problema de investigação as contribuições do ensino híbrido como estratégia pedagógica para a educação do presente e do futuro. Objetivando, a partir do fenômeno pandêmico já mencionado, compreender o contexto social e histórico no qual docentes e alunos tiveram que se adaptar à realidade da tecnologia digital. Utilizando de uma pesquisa bibliográfica, observamos que alterou-se a noção de cotidiano, sendo este reinventado em múltiplos contextos da nova realidade social imposta pela pandemia, o que como consequência, abriu caminhos para a exigência de uma nova pedagogia, que se estrutura no presente e abre as portas do futuro da educação.
Abstract: The present work emerges from the social context in which the world started to live due to the Covid-19 pandemic, in which education went through several challenges and changes in general, demanding agility in decision-making and reformulation of pedagogical practices. In view of the adaptation experienced by governments, schools and families, the contributions of hybrid education as a pedagogical strategy for the education of the present and the future were thought of as a research problem. Aiming, from the aforementioned pandemic phenomenon, to understand the social and historical context in which teachers and students had to adapt to the reality of digital technology. Using a bibliographical research, we observe that the notion of everyday life has changed, being reinvented in multiple contexts of the new social reality imposed by the pandemic, which as a consequence opened paths for the demand for a new pedagogy, which is structured in the present and opens the doors to the future of education.
Keywords: Ensino híbrido
Pandemia
Tecnologia
Educação
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5925
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ana Julia Simao, Eduarda Domingos Barreira.pdf575.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.