Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5931
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | A experiência da criação da associação de pais, mestres e comunidade (APMC), na Escola São Francisco das Chagas, comunidade Nova Criatura, Rio Juma, Autazes, Amazonas |
Authors: | Aida, Claete Almeida, 1990- |
Abstract: | Resumo: O presente estudo tem como objeto de pesquisa a criação e o papel da Associação de Pais, Mestres (APM) nos processos decisórios na escola e no processo ensino aprendizagem da Escola Municipal São Francisco das Chagas localizada na comunidade Nova Criatura, no município de Autazes, no estado do Amazonas. Para o desenvolvimento do trabalho, a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, além da análise da legislação vigente. Recorreu-se ainda a uma pesquisa de campo, uma visita à instituição escolar realizada em janeiro do ano de 2021, por meio da pesquisa documental mediante observação das atas da APM, foi possível compreender sua origem e trajetória histórica. Com análise documental específica identificou-se as evidências da participação da APM e o cumprimento de suas devidas funções na prática, além de observar a colaboração da comunidade com a gestão escolar nas tomadas de decisões, ressaltando grande importância para o desenvolvimento democrático dentro do contexto escolar. Abstract: This study has as its object of research the creation and role of the Association of Parents and Teachers (APM) in decision-making processes at school and in the teaching-learning process of the São Francisco das Chagas Municipal School located in Nova Criatura. community, in the municipality of Autazes, in the state of Amazonas. For the development of the work, the methodology used was the bibliographical research, in addition to the analysis of the current legislation. It was also resorted to a field research, a visit to the school institution held in January 2021, through documentary research through observation of the minutes of the APM, it was possible to understand its origin and historical trajectory. With specific document analysis, evidence of the participation of the APM and the fulfillment of its duties in practice was identified, in addition to observing the collaboration of the community with the school management in decision-making, highlighting the great importance for democratic development within the school context. |
Keywords: | Associação de pais e mestres - Amazonas Gestão escolar Comunidades |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5931 |
Issue Date: | 2021 |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Claete Almeida Aida.pdf | 2.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.