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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5952
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | Reflexão linguística a partir de neologismos construídos em jogos |
Authors: | Santos, Sandra Margareth Rodrigues de Assis, 2000- |
Abstract: | Resumo: O tema da presente pesquisa é a formação de palavras e o ensino de variação
linguística para alunos do Ensino Fundamental e Médio a partir de jogos. A escolha
desse tema se justifica pelas orientações da Base Nacional Comum Curricular –
BNCC (BRASIL, 2018), que destaca: i) a importância de o aluno reconhecer a língua
como um sistema vivo e estruturado; ii) a necessidade de ele se apropriar dos
recursos linguísticos relacionados aos diferentes níveis de estruturação da língua
para a leitura e a escrita planejadas e significativas, e iii) como, de posse desses
recursos, o aluno e os demais falantes podem construir a própria língua promovendo
as variações linguísticas. A escolha do tema se justifica ainda pelo fato de a
linguagem produzida nas práticas discursivas desses alunos mostrarem, de forma
concreta, o fenômeno da variação linguística, como a formação de novas palavras
ligadas a um contexto comunicativo particular do jogo. Diante disso, o objetivo geral
deste trabalho é apontar formas de promover a análise e a reflexão linguística a
partir da identificação de neologismos construídos em jogos. Para tanto, esta
pesquisa se fundamenta em Camacho (1988) para definir variação linguística,
Marcuschi (1996) para definir o que é língua, Lima (2008) sobre a questão dos jogos
e Pilla (2002) junto a Crystal (1999) sobre neologismos. Como procedimento, este
trabalho se divide em etapas 3 etapas. Na primeira, tem-se o foco na língua, sua
definição, sua variação, e como pode-se dar a criação de novas palavras, na
segunda etapa é tratado o papel dos neologismos e a sua importância no discurso e
a terceira, e última etapa, fala sobre os jogos e os neologismos que ele origina.
Como resultados, tem-se que, é possível e produtivo utilizar os jogos e seus
neologismos na sala de aula, de forma a fazer o aluno a pensar e compreender a
língua, de forma divertida e diferenciada. Abstract: The theme of this research is the formation of words and the teaching of language variation for elementary and high school students from games. The choice of this theme is justified by the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular- BNCC (Brazil, 2018), that highlights: i) the importance of the student recognizing the language as a living and structured system; ii) the need for him to appropriate the linguistic resources related to the different levels of language structure for planned and meaningful reading an writing, and iii) how, having these resources, the student and the other speakers can build their own language promoting linguistic variations. The choice of the theme is also justified by the fact that the language produced in the discursive practices of these students show, in a concrete way, the phenomenon of linguistic variation, such as the formation of new words linked to a particular communicative context of the game. Therefore, the general objective of this work is to point out ways to promote linguistic analysis and reflection based on the identification of neologisms built in games. To this end, this research is based on Camacho (1988) to define linguistic variation, Marcuschi (1996) to define what is language, Lima (2008) on the matter of games and Pilla (2002) with Crystal (1999) about neologisms. As a procedure, this work is divided into three stages. In the first, the focus is on the language, its definition, variation and how is created new words, in the second the role of neologisms and their importance in discourse in dealt with, and how it can be used in classes, the third, and last stage, talks about the games and the neologisms games and the neologisms that it originates. As a result, we have that it is possible and productive to use the games and their neologisms in the classroom, in order to make the student think and understand the language, in a fun and differentiated way. |
Keywords: | Língua - Estudo e ensino Linguagem e línguas - Variação Linguística Neologismos Jogos |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5952 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | Letras - Trabalhos de Graduação |
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