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dc.contributor.advisorSantos, Malco Rodrigo de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSantos, João Wilson Sobral, 1984-pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-13T19:04:22Z-
dc.date.available2022-06-13T19:04:22Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5978-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Malco Rodrigo de Oliveira Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Núcleo de Educação a Distância, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa se propõe a analisar como é possível uma prática educativa antirracista e decolonial a partir da recuperação dos elementos dialéticos contidos na obra Pedagogia do Oprimido (1968), de Paulo Freire. Além disso, propõe-se a analisar como o cinema, também sob uma perspectiva dialética, pode ser um recurso didático adequado a tal educação antirracista. Entre os objetivos específicos estão: compreender a dialética (especificamente a de matriz hegeliana/freireana) como crítica da razão moderna; associar o negro ao oprimido, no contexto das desigualdades raciais e sociais, sobretudo na educação; compreender como a perspectiva dialética pode auxiliar na abordagem crítica de conceitos importantes da questão racial; e compreender o cinema em sua dialeticidade e articulação à questão racial, com vistas a sua utilização didática. A metodologia empregada foi basicamente revisão bibliográfica crítica e confecção do texto. Espera-se que a dinâmica dialética seja compreendida como modo de repensar tanto a Filosofia enquanto disciplina, quanto a Pedagogia em seus pressupostos gerais, dando ênfase a discussão e abordagem prática de temas de interesse à formação social brasileira.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to analyze how an anti-racist and decolonial educational practice is possible based on the recovery of the dialectical elements contained in the work Pedagogia do Oprimido (1968), by Paulo Freire. In addition, it proposes to analyze how cinema, also from a dialectical perspective, can be an appropriate didactic resource for such anti-racist education. Among the specific objectives are: to understand dialectics (specifically that of a Hegelian / Freirean matrix) as a critic of modern reason; associating the black with the oppressed, in the context of racial and social inequalities, especially in education; understand how the dialectical perspective can assist in the critical approach to important concepts of the racial issue; and understand cinema in its dialectic and articulation with the racial issue, with a view to its didactic use. The methodology used was basically a critical bibliographic review and text writing. It is expected that dialectical dynamics will be understood as a way of rethinking both Philosophy as a discipline and Pedagogy in its general assumptions, emphasizing the discussion and practical approach of topics of interest to brazilian social formationpt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-13T19:04:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Joao Wilson Sobral Santos.pdf: 3822820 bytes, checksum: 0dfb3d361ea2a345d8fd0ff07ce2f758 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (113f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectNegros no cinemapt_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::FILOSOFIApt_BR
dc.titlePedagogia do oprimido e educação antirracista : negro, dialética e cinemapt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherEugenio, Cesar Augusto, 1971-pt_BR
Appears in Collections:Filosofia (EAD) - Trabalhos de Graduação

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