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dc.contributor.advisorMello, Roxane Lopes de, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Francine dos Santos Ikawa, 1992-pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-23T18:36:51Z-
dc.date.available2022-08-23T18:36:51Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6043-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Roxane Lopes de Mello Diaspt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciências Jurídicas, Taubaté, 2022.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho integra um conjunto de estudos sobre as evoluções históricas dos direitos educacionais de alunos surdos. Com base no nosso ordenamento jurídico brasileiro, apontar questões que contribuíram na universalização da escola inclusiva para surdos, para que ocorresse de forma mais eficaz o acesso à educação e a atenção a diversidade, tendo como foco constituir uma escola para todos com objetivo de atender as necessidades de forma individual. Diante desse trabalho, foi possível acompanhar brevemente, os avanços que trouxeram através da política educacional adotada, investigando os limites e possibilidades de progresso na educação inclusiva. Mais do que isso, apontar de forma reflexiva e positiva o progresso das legislações brasileiras, devido o reconhecimento das necessidades presentes em cada momento histórico. Sob essa perspectiva para a Educação Especial se constitui, portanto, uma ferramenta indispensável para efetivar a inclusão dos alunos surdos nas escolas, o suporte necessário através das legislações como defesa, garantias e direitos, afim de traçar estratégias que diminuam as diferenças.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper includes studies about the historical evolution of the educational laws of deaf students. Based on our Brazilian legal system, to address issues that contributed to the universalization of the inclusive school for the deaf, so that access to education and attention to diversity could occur more effectively, with a focus on constituting a school for all, with the goal of meeting their individual needs. Through this study, it was possible to briefly follow the advances that have been brought through the adopted educational policy, investigating the limits and possibilities of progress in inclusive education. More than this though, to point out in a reflective and positive way the progress of Brazilian legislation, due to the recognition of the needs present in each historical moment. From this perspective, for the Special Needs Education consists, therefore, an indispensable tool to effect the inclusion of deaf students in schools, the necessary support through legislation such as defense, guarantees and rights, in order to define strategies that reduce differences.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-23T18:36:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Francine dos Santos Ikawa Rodrigues.pdf: 379076 bytes, checksum: cfbb8092e86e971882bf016a7e086acf (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.format.extent1 recurso online (44 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Jurídicas-
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especial - Históriapt_BR
dc.subjectSurdos - Educação - Legislaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleConquistas dos direitos educacionais para surdos : sua concretude ordenamento jurídicopt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherMoura, Luiz Arthur de, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Jurídicas. Curso de Direitopt_BR
Appears in Collections:Direito - Trabalhos de Graduação

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