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dc.contributor.advisorMalta, Flávio José Nery Condept_BR
dc.contributor.authorPisaneschi, Maria Clara Silva, 1998-pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-05T13:02:49Z-
dc.date.available2022-10-05T13:02:49Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6163-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Flávio José Nery Conde Malta.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Taubaté, 2021.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O fenômeno urbano, no século XX, se deu a partir dos princípios da modernidade. A crescente industrialização fomentou a valorização da mobilidade motorizada, a indústria automobilística cresceu, as cidades foram planejadas nas perspectivas dos automóveis, das grandes escalas e extensos deslocamentos, devido à expressiva dispersão urbana (urban sprawl), ao passo que a escala do pedestre inexistia, o que Gehl denomina de "Síndrome de Brasília". Como resposta ao movimento moderno, a contemporaneidade busca criar cidades desenvolvidas para pessoas, centradas a partir da escala humana e acessíveis a todos. Com efeito, caminhar é a forma mais antiga e democrática de percorrer espaços, de ir de um ponto a outro. Caminhar é mobilidade territorial e ao mesmo tempo social e econômica. Estimular a caminhabilidade é promover qualidade de vida e o sentido de pertencimento do ser humano, além da fruição da cidade. Frente ao cenário atual da pandemia da Covid-19 e da pior crise sanitária enfrentada pelo país, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, torna-se essencial pensar em espaços públicos mais seguros, humanos, inclusivos e confortáveis. O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU HABITAT), em 2016, reconhece como fatores agravantes de cidades segregadoras, espaços públicos inadequados ou mal concebidos. Face a isso, denota-se a relevância do tema no âmbito urbano e a pertinência da criação de propostas de requalificação que tornem os espaços urbanos mais caminháveis. Essa pesquisa objetiva, então, promover a valorização da caminhabilidade como via de requalificação urbana e social e evidenciar abordagens que propiciem a aplicabilidade da qualidade de caminhar em espaços públicos do município de Taubaté, SP. Para isso, será feito um levantamento pautado no processo de formação das cidades, abordando questões etnográficas e históricas à luz de conceitos interdisciplinares. Também serão interpretados estudos de caso de cidades-exemplo de caminhabilidade e requalificação em espaços públicos, como Santiago, Medellín, Buenos Aires e São Paulo e as contribuições que esses podem gerar à pesquisa. Ademais, será implementado a ferramenta iCam (Índice de Caminhabilidade) desenvolvida pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), no quadrilátero central do município, haja vista seu valor histórico e o intenso fluxo que concentra diariamente. As etapas supracitadas buscam fundamentar a conclusão, que se traduz na análise da construção das cidades contemporâneas enquanto produto do processo histórico social, por meio de uma perspectiva centrada na questão da mobilidade, e na indicação de diretrizes e de um anteprojeto que visam tornar Taubaté uma cidade mais caminhável, engendrar espaços públicos mais acessíveis e garantir a fruição ao percorrer a cidade a pé.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The urban phenomenon, in the 20th century, started from the fundamentals of modernity. The growing industrialization fostered the boost of motorized mobility, the automotive industry grew, cities were planned in the perspective of automobiles, large scales, and extensive displacements, due to the expressive urban sprawl, while the pedestrian scale did not exist, what Gehl calls "Brasília Syndrome". As a response to the modern movement, contemporaneity seeks to create cities developed for people, centered on the human scale and accessible to all. In fact, walking is the oldest and most democratic form to travel through spaces, to go from one point to another. Walking is territorial, social, and economic mobility at the same time. To encourage walkability is to promote quality of life and the sense of belonging of the human being, in addition to the enjoyment of the city. In view of the current scenario of the Covid-19 pandemic and the worst health crisis, according to the Oswaldo Cruz Foundation, it is essential to think about safe, humane, inclusive and comfortable public spaces. The Program of United Nations for Human Settlements (UN HABITAT), in 2016, recognized as aggravating factors of segregating cities, inadequate or poor public space's design. That said, the relevance of the theme in the urban context and the relevance of creating requalification proposals that contribute to more walkable urban spaces. This research seeks to promote walkability as a way of urban and social requalification and highlight approaches that enables the applicability of the quality of walking in public spaces of the municipality of Taubaté, SP. For this, a survey will be carried out based on the process of urbanization, addressing ethnographic and historical issues in the light of interdisciplinary concepts. Cities-examples of walkability such as Santiago, Medellín, Buenos Aires and São Paulo will be studied to understand the contributions they can generate to the research. In addition, the iCam tool (Walkability Index) developed by the Transport and Development Policy Institute (ITDP Brasil), will be implemented in the central quadrangle of the city, given its historical value and the intense people and vehicle flow that concentrates daily. The above steps seek to support the conclusion, which translates into the analysis of the construction of contemporary cities as product of the social historical process, through a perspective centered in the mobility issue, and in the indication of guidelines aiming at making Taubaté city more walkable, engender more accessible public spaces and ensure enjoyment when walking in the city.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-05T13:02:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG_MARIA CLARA PISANESCHI.pdf: 15811289 bytes, checksum: d540a9480067092b3a7a1e81f9d10e76 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.format.extent1 recurso online (120 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspaços públicospt_BR
dc.subjectFenômeno urbanopt_BR
dc.subjectRequalificaçãopt_BR
dc.titleCaminhabilidade como via democrática de requalificação e apropriação de espaços públicos : aplicação do iCam no caso do quadrilátero central do município de Taubaté, SPpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherMatarazzo, Anne Ketherine Zanetti, 1980 -pt_BR
dc.contributor.otherSiqueira, Priscilapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Arquiteturapt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Graduação

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